Regional

Aprece busca apoio de parlamentares para superação da crise financeira nos municípios

Published

on

Mediante as inúmeras dificuldades econômicas enfrentadas pelas administrações municipais, principalmente das cidades de pequeno porte, a entidade irá reunir deputados federais e senadores do Estado, na próxima segunda-feira (23), para discutir a pauta municipalista.

A reunião será a partir das 8h, na abertura do Diálogo Municipalista – evento com gestores nordestinos realizado em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), dias 23 e 24 de outubro, no Hotel Luzeiros, em Fortaleza.

Já estão confirmadas as presenças do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, e do governador Camilo Santana.

De acordo com Gadyel Gonçalves, presidente da Aprece, os prefeitos e prefeitas de todo o Estado foram convocados a articular a participação de seus deputados e senadores no encontro, no qual serão apresentados dados e números que refletem as dificuldades enfrentadas pelos municípios. “É preciso que os parlamentares entendam o tamanho da crise em que as administrações se encontram. Muitos gestores não estão conseguindo cumprir seus compromissos com folha de pessoal e com fornecedores. Isso é reflexo do grande desequilíbrio entre as muitas atribuições dos municípios e os poucos recursos oriundos da União”, afirmou Gadyel.

Números

Dados parciais de um levantamento que a Aprece está realizando junto aos gestores municipais cearenses, refletem a gravidade da atual crise. Eles dão conta de que, em média, 45% das administrações municipais do Ceará não estão conseguindo cumprir em dia com o pagamento dos funcionários efetivos. Também apontam que cerca de 50% não conseguem honrar dentro do mês os salários de seus contratados e que quase 75% das prefeituras cearenses estão em débito com seus fornecedores.

Serviço:
Abertura do Diálogo Municipalista -Debate sobre Crise Financeira nos Municípios
Data: 23/10/2017
Horário: 8h30
Local: Hotel Luzeiros – Av. Beira Mar, 2600 – Meireles, Fortaleza – CE

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile