Noticias
As mulheres são maioria entre os usuários do transporte público em Fortaleza

As mulheres são maioria entre os usuários do transporte público em Fortaleza, representando 64,4% do total, de acordo com dados da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), obtidos pela plataforma Nina. Os homens correspondem a 35,5%. Entre as passageiras, a maior parte é formada por funcionárias de empresas privadas (56,8%), seguidas por estudantes (13,3%) e profissionais autônomas ou trabalhadoras por conta própria (11,5%). Aposentadas representam 5,2% e servidoras públicas, 3,6%. Em relação à faixa etária, a maioria tem entre 25 e 34 anos (24,2%), seguidas por mulheres até 24 anos (21,6%) e entre 35 e 44 anos (20,5%).
A pesquisa também destaca que as mulheres são as principais vítimas de crimes contra a dignidade sexual no transporte coletivo. O tipo de importunação mais recorrente é o encoxamento. Somente em 2025, já foram registradas 80 denúncias por meio da plataforma Nina, que oferece um canal específico para esse tipo de ocorrência. As vítimas mais frequentes estão na faixa etária entre 21 e 40 anos. A maioria dos casos ocorre dentro dos ônibus, embora também haja relatos em terminais, pontos de parada e plataformas.
Para denunciar importunação sexual no transporte público de Fortaleza, o processo é simples e pode ser feito pela plataforma Nina. A denúncia pode ser registrada pelo aplicativo Meu Ônibus ou pelo número de WhatsApp (85) 9 3300-7001. A vítima ou testemunha informa dados como o número ou placa do veículo, local e horário do fato. Com a nova versão da ferramenta, também é possível anexar fotos e vídeos. Assim que a denúncia é feita, os órgãos responsáveis são acionados automaticamente para tomar as devidas providências.
-
Noticias2 semanas atrás
Entenda por que o Ceará continua registrando chuvas mesmo após o fim da quadra chuvosa
-
Noticias2 semanas atrás
Vacina quadrivalente ACWY começa a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano pelo SUS
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias7 dias atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias7 dias atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população