Política
Assembleia Legislativa terá ao menos 21,7% de renovação
Ao todo, dez deputados estaduais não estão tentando reeleição. Dos 46 que ocupam hoje vaga na casa legislativa, 36 tentam se manter no parlamento cearense.
Com parlamentares trilhando novos caminhos, a Assembleia Legislativa do Ceará passará por uma renovação mínima de 21,7% da bancada para a próxima legislatura. O levantamento não leva em consideração a mudança natural que acontece com o resultado das urnas e o ingresso de novos nomes. Dos 46 deputados em exercício, seis desistiram de participar do pleito e quatro buscarão vaga na Câmara dos Deputados. Os outros 36 querem reeleição.
A lista de seis nomes é composta por Gony Arruda (PP), Mirian Sobreira (PDT), Roberto Mesquita, (Pros), Joaquim Noronha (PRP), Odilon Aguiar (PSD) e o suplente em exercício, Manoel Santana (PT).
A desistência mais recente foi de Arruda. O parlamentar exerce quinto mandato consecutivo, desde que foi eleito em 1998. Contatado, ele se recusou a comentar o motivo da desistência. Pelo Facebook, entretanto, no último dia 15, falou sobre a força que influente liderança municipal tem na consolidação ou não da preferência popular, sobretudo na reta final da campanha. “Como é de conhecimento público a perda que eu tive de aliados políticos em algumas cidades nas últimas semanas, fica, portanto, difícil a minha campanha”, explicou.
Ao O POVO, Odilon Aguiar (PSD) disse que não participará do pleito por motivos pessoais e declarou apoio à candidatura de Domingo Filho (PSD). “Estava na hora de ele voltar para a política”, acrescentou. Entretanto, o ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) teve registro barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), e saiu da disputa para apoiar a esposa, Patrícia Aguiar (PSD), para o cargo de deputada estadual.
Já Mesquita diz entender que a política tem que ser renovada. No terceiro mandato, afirma estar deixando o cargo com a cabeça erguida por ter “cumprido meu papel”. No entanto, destaca que segue na vida política, sem especificar de que modo. Sem mandato, projeta, dará atenção à família.
Alegando problemas de saúde, Mirian Sobreira foi uma das primeiras a anunciar que não tentaria reeleição. A sigla chegou a registrá-la para concorrer a uma vaga na Câmara do Deputados, mas a candidatura não avançou. Ela lançou o filho, Marcos Sobreira (PDT), para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa.
A reportagem do O POVO tentou falar com o deputado Noronha, que não atendeu as ligações durante a tarde de ontem. O mesmo ocorreu com Santana. Ele ainda foi contatado por e-mail enviado às 15h56min.
Além dos desistentes, há quatro políticos que desejam trilhar novos rumos eleitorais. Rachel Marques (PT), Robério Monteiro (PDT), Tomaz Holanda (PPS) e Capitão Wagner (Pros) desistiram da reeleição para tentar vaga na Câmara dos Deputados.
As siglas mais atingidas pelas mudanças foram Pros, PDT e PT que deixam de ter dois parlamentares, cada, tentando reeleição na Assembleia.
Nas eleições passadas, em 2014, houve renovação de 52,1% dos parlamentares estaduais. Dos 46 deputados, apenas 22 foram reeleitos. Já a bancada feminina acumulou crescimento de 40%, passando de cinco para sete.
Fonte: O Povo
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas


