XX Festa de São José
Catedral de São José inicia nesta segunda-feira (9) a XX festa de São José na Diocese de Iguatu. , Uma das tradicionais festas religiosas do nosso estado, na paroquia de São José começa com a missa às 18 horas , e em seguida haverá carreata pelas principais ruas da cidade e Hasteamento da Bandeira. Evento contará com a presença do Bispo Dom Edson Castro , comissão organizadora , vários agentes de pastorais, sociedade civil, representantes de órgãos públicos e privados, dentre outros. O evento vai até o dia 19, tem como seu principal ponto a parte religiosa como novenas, missas, caminhadas penitenciais, leilão, quermesses. Outras ações ainda serão realizadas, buscando trazer ao povo um evento novo e participativo.

Avanço da Covid-19
“Temos que ter consciência que o coronavírus vai chegar”, diz pesquisador da Fiocruz. O pesquisador Rivaldo Venâncio acredita que o número de infectados pelo seja maior e a letalidade menor e alerta para o ajuste no sistema de saúde para enfrentar a epidemia Por sua vez, o Brasil confirma 6 novos casos de coronavírus e agora tem 25. Sendo que 21 foram importados e 4 são transmissões locais. MG e AL notificaram um caso cada, elevando para 6 o número de estados com registro de Covid-19. Os dados foram divulgados neste domingo (8) por meio de plataforma do Ministério da Saúde.

AssuntosNet segunda-feira, 09, de março de 2020. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses com notícias da imprensa, blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa Leitura!

Dia Internacional da Mulher
No dia internacional da mulher, a Maior da história, bancada feminina ainda enfrenta barreiras no Congresso Nacional. Apesar do crescimento numérico delas, dois levantamentos obtidos pela reportagem mostram que o Congresso Nacional brasileiro ainda é um ambiente predominantemente masculino; mulheres protestam por direitos em todo o mundo. Atos lembram persistência da desigualdade, feminicídios e controles sobre o aborto.

Temor de derrotas deve afastar Bolsonaro de palanques municipais
Sem tempo hábil para registrar o Aliança pelo Brasil no TSE para concorrer nas próximas eleições, presidente evita se envolver diretamente com disputas eleitorais a fim de evitar desgastes. O presidente concluiu que teria mais a perder do que a ganhar envolvendo-se formalmente nas disputas municipais. Por outro lado, a decisão de Bolsonaro frustra candidatos que tinham a expectativa de contar com seu apoio declarado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já analisou mais de 22 mil apoiamentos do partido, dos quais 7.298 foram considerados aptos e 15.032 inaptos. Há ainda 55.407 fichas em prazo de análise. Para ser criado, o Aliança precisa apresentar 492 mil assinaturas válidas.

Janela partidária
A Janela partidária antecipa movimentos em pleito sem coligações. Os partidos que disputarão vagas nos legislativos municipais não poderão formar alianças com outras siglas neste ano – só para prefeito. As trocas de legendas levarão em conta esse cenário e outras mudanças válidas para as eleições. A alteração é apontada por especialistas em Direito Eleitoral, como a de maior impacto nas eleições deste ano. Esta será a primeira eleição com a medida implementada.

Encontro do PSD
Aqui em Iguatu, o prefeito Ednaldo Lavor assume a presidência do PSD e no final de semana, comandou encontro com pré-candidatos no auditório do Diocesano Hotel. Evento esteve pautado na sucessão municipal, coligações e as mudanças com a janela partidária.

Lote residual , Imposto de Renda
A Receita Federal abre às 9h desta segunda-feira (9) as consultas ao primeiro lote residual do Imposto de Renda de Pessoa Física, incluindo as restituições dos exercícios de 2008 a 2019. Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas depois regularizaram as pendências. Já o prazo para a entrega do imposto de renda 2020, termina no dia 30 de abril. Deve declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019. O contador pode orientá-lo.

Futebol
Com gol de Rafael Sóbis no 1º minuto, Ceará vence Atlético-CE e se torna líder do Cearense Agora, com 11 pontos, o Alvinegro de Porangabuçu é o líder da disputa. Já o Atlético, permanece em quinto com seis pontos. No sábado pela Copa do Nordeste, o Fortaleza venceu o CSA por 1 a zero.

Efeitos das chuvas
As chuvas que banham a cidade, alagam ruas complicando o trânsito nas ruas do centro da cidade e periferia. O problema maior, ocorre no centro dificultando o trânsito . Outro fato, é com relação ao asfalto danificado e acumulo de água em vários locais .Com isso, torna-se difícil o acesso de motoristas que precisam dirigir com mais cuidado para evitar acidentes.

86 Cidades afetadas
Municípios mais pobres do Ceará não receberão repasses do Orçamento Federal por meio de emendas individuais de deputados e senadores. Outras 98 cidades serão beneficiadas com o recurso, destinado a investimentos em várias áreas. As emendas individuais são de autoria de cada senador ou deputado do Congresso. Os municípios do Ceará mais “esquecidos” pelos parlamentares são os mais pobres e com menor quantidade de habitantes. Das 20 cidades que têm menos de 10 mil moradores, 16 delas estão na lista dos excluídos desse recurso como : Aiuaba, Carius, Cedro , Jucás e Orós.

Vacinação contra o sarampo
O alerta é importante . “Não corra o risco de perder seu filho para o sarampo” . A vacina é a única prevenção contra essa doença. A campanha segue até 13 de março, procure uma Unidade de Saúde e não se esqueça da caderneta de vacinação. Trinta dias após a primeira dose é necessário retornar para tomar uma segunda dose. Orientação importante: quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se vacinar. O maior problema, no entanto, envolve as crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil.

Concursos
Pelo menos 184 órgãos estão com inscrições abertas para preencher quase 230 mil vagas em concursos públicos. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade. O maior concurso é o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão abriu edital com objetivo de preencher 208 mil vagas temporárias para a realização do Censo Demográfico 2020.