Política
Assuntos.Net: Governo prorroga situação de emergência em 174 municipíos
O governador Cid Gomes assinou Decreto, na última semana, prorrogando por mais 90 dias, a situação de emergência em 174 municípios do Ceará:

O governador Cid Gomes assinou Decreto, na última semana, prorrogando por mais 90 dias, a situação de emergência em 174 municípios do Ceará:
Art.1º – Fica prorrogada a situação anormal provocada por desastre e caracterizada como situação de emergência, conforme o que dispunha o Decreto Estadual nº31.053, de 19 de novembro de 2012, nas áreas afetadas pela estiagem nos municípios indicados no Anexo Único deste decreto. Parágrafo Único – Esta situação de anormalidade é válida apenas para as áreas dos municípios constantes no Anexo Único deste Decreto, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme Formulário de Informações sobre Desastres – FIDE, integrante do processo de declaração de Situação de Emergência dos referidos municípios. Os dez municípios (o Ceará tem 184) que não estão em estado de emergência são: Aquiraz, Fortaleza, Barbalha, Pacatuba, Guaramiranga, Uruburetama, Juazeiro do Norte, Eusébio, Horizonte e Itaitinga.
Melhores escolas profissionalizantes no Ceará
Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizantes (EEEPs) integram sete colocações do ranking das dez melhores escolas públicas de ensino médio do Ceará. O levantamento, feito pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e divulgado ontem, analisou o desempenho dos estudantes do ensino médio público estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2009 e 2011. No período em análise, foi observada uma maior participação do Ceará no Exame. As dez melhores escolas públicas estaduais do Ceará são, por ordem: Colégio da Polícia Militar do Ceará; Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e Colégio Estadual Justiniano de Serpa, todos em Fortaleza; EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva (Horizonte); EEEP Adriano Nobre (Itapajé); EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia (Russas); EEEP Alfredo Nunes de Melo (Acopiara); EEEP Juarez Távora; EEEP Professor Onélio Porto e EEEP Mário Alencar, em Fortaleza.
Consumo de energia sobe 5,4% mas cai na indústria
O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 5,4% em janeiro comparado com o mesmo mês de 2012. No sentido oposto, houve redução de 2% no consumo energético nas indústrias, influenciada principalmente pela desaceleração no setor minero-metalúrgico. Os dados foram divulgados ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que apontou um consumo de 38.311 gigawatts-hora (GWh) em janeiro deste ano. Em 12 meses, o consumo foi superior a 450 mil GWh, em um aumento de 3,9% sobre igual período do ano anterior.
Tratores sem uso em Iguatu
Em pelo menos cinco comunidades, os veículos entregues pelo governo do estado através do Projeto São José ainda não são usados no campo, conforme DN. Os veículos estão praticamente parados, sem condição de preparo dos solos, por falta dos implementos agrícolas. Na comunidade de Córrego de Santa Rosa, zona rural de Iguatu, os agricultores se reuniram para debater o problema. Lamentam a falta dos implementos agrícolas.
Relatório do TCE aponta causas para o acidente no Hospital de Sobral
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) divulgou, nesta terça-feira (26), o relatório de inspeção que verificou o desabamento da marquise do Hospital Regional Norte (HRN), no município de Sobral. De acordo com o TCE, conclui-se que a queda da marquise do hospital “deveu-se, principalmente, à execução defeituosa de fixação dos chumbadores metálicos (parabolts) por parte do contratado Consórcio MARQUISE / EIT”.
Desemprego assombra as domésticas
A categoria perdeu 67 mil postos de trabalho em janeiro. Patrões temem a lei que aumenta os benefícios. Por outro lado, as donas de casa sentem dificuldades para contratar diaristas. Outro fato, é que a maioria não tem condições de contratar doméstica obedecendo à legislação trabalhista.
Inflação dos alimentos
A contribuição dos alimentos no combate à inflação será “limitada” em 2013 e o IPCA do grupo alimentos e bebidas deve ficar “no mesmo nível de 2012, de 9% a 10%”, prevê conselho de ministros reunido ontem para discutir a política de estoques públicos. – Com a seca muitos produtos encareceram. Os consumidores terão de mudar o hábito alimentar devido a falta de alguns produtos também.
Maracanã rebaixado
Maracanã perde para o Icasa, e é o primeiro time a ser rebaixado. Depois de subir em 2012, time de Maracanaú volta para segunda divisão do Estadual. Neste sabado (02), o Maracanã enfrenta o São Benedito, que também luta contra o rebaixamento para 2ª divisão. O Icasa, que ocupa a 4ª colocação, irá enfrentar o Horizonte na quinta-feira (28), em jogo adiado da 12ª rodada.
*Silvani Soares é bancário e radialista
-
Noticias2 semanas atrás
Ceará é incluído no Programa Acredita para fomentar emprego e empreendedorismo, anuncia ministro do Desenvolvimento
-
Noticias2 semanas atrás
Mel cearense conquista mercado dos EUA, que absorve mais de 90% das exportações do Estado
-
Iguatu1 semana atrás
SPUMI luta para reverter recomendação do MP e evitar demissões de servidores em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrás
Anvisa autoriza uso do Mounjaro no tratamento da obesidade
-
Ceará3 dias atrás
Motociclista de app tem moto roubada ao chegar a local de corrida no CE
-
Iguatu2 semanas atrás
Vila Neuma e Vila Moura recebem 1º Festival do Livro e da Leitura: Ribeira de Leitores
-
Ceará3 dias atrás
Suspeito de decapitar jovem de 18 anos em Trairi morre em hospital de Fortaleza
-
Iguatu1 semana atrás
Pesquisa do IFCE em Iguatu consegue monitorar, com uso de drones, o estado hídrico de lavoura de milho