Estado de greve
Com o retorno à sala de aula nesta quarta-feira( 2), os professores do município seguem em estado de greve após a decisão judicial favorável a prefeitura. Por sua vez, o Sindicato dos Professores alega descumprimento por parte da gestão acerca do descongelamento e pagamento do anuênio da categoria e vai continuar com a manifestação. O anuênio está congelado desde 2007. E no Estado , os professores anunciam para 16 de outubro manifestações contra o governo também.

Senado aprova limite de gastos para campanha nas eleições de 2020
O Senado aprovou, nessa quarta-feira (2), o projeto de lei que define o teto de gastos de campanha para as eleições municipais de 2020. O texto prevê que o valor seja o mesmo do pleito de 2016, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A matéria segue para sanção presidencial, que deve ocorrer até esta sexta-feira (4) para que a medida tenha validade nas próximas eleições. Segundo o relator do projeto no Senado, Marcos Rogério (DEM-TO), a definição do valor vai garantir equilíbrio orçamentário nas campanhas eleitorais. Nas cidades onde houver segundo turno na votação para prefeito, o teto de gastos será de 40% daquilo que tiver sido permitido no primeiro turno. Algum eleitor sabe quanto o seu candidato gastou no ultimo pleito?

Reforma da previdência
O Senado Federal concluiu nesta quarta-feira (2) a votação em primeiro turno da Proposta de Reforma da Previdência. Durante a sessão de hoje, foram votados os últimos destaques e o texto segue para votação em segundo turno, prevista para a próxima semana. Após a aprovação em primeiro turno, a PEC 6/2019 poderá receber, em Plenário, emendas de redação.

Monitor da Violência
O Brasil registra queda de 22,6% nas mortes violentas nos primeiros sete meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Já no período que engloba os sete meses, foram 24,4 mil mortes violentas — 7,1 mil a menos que o registrado de janeiro a julho de 2018.

Assuntosnet quinta-feira, 03, de outubro de 2019. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares.

FGTS
A Caixa Econômica Federal liberou na terça-feira a adesão ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Trabalhador (FGTS), cujas retiradas começam somente em abril do ano que vem. O saque-aniversário não tem relação com o saque imediato de até R$ 500.00

Governo suspende a venda de 32 marcas de azeite de oliva fraudado
Segundo Ministério da Agricultura, maioria das fraudes foi feita com a mistura da oliva com óleo de soja e óleos de origem desconhecida.

Congresso mantém cinco de seis vetos de Bolsonaro
A votação de veto a regras eleitorais é adiada. Com isso o veto a regras sobre processo eleitoral não foi analisado a tempo de valer no pleito de 2020. Nova sessão está convocada para a próxima terça-feira (8).

Enade: divulgado resultado de recursos para atendimento específico
Os candidatos que tiveram pedido de atendimento específico e especializado negado para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 e fizeram recurso , já podem conferir os resultados no Sistema Enade. Na edição de 2019, o Enade avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação, tanto de quem ingressa quanto de quem está concluindo o curso. As provas serão aplicadas em 24 de novembro nos cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, engenharias e arquitetura e urbanismo, cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

ELEIÇÕES 2019
Com a proximidade do processo eleitoral quando vamos eleger prefeitos e vereadores, só aumentam os debates sobre os problemas enfrentados pela população, de modo a apresentar as possíveis soluções. Nesse cenário , a saúde é um dos temas de grande relevância ao lado da geração de emprego e renda, saneamento dentre outras demandas tido como entraves e com ampla discussão durante a campanha. Por sua vez, o Prefeito recebe criticas de todos os lados e deve se estender até a confirmação do processo eleitoral em que ele tentará reeleição. Enquanto isso, outras alternativas prometem surgir até a abertura do processo eleitoral. E concluindo o comentário, o r O Senado aprovou, nessa quarta-feira (2), o projeto de lei que define o teto de gastos de campanha para as eleições municipais de 2020.

Buraco no asfalto provoca acidente
Jovem sofreu acidente nesta noite de quarta-feira (2) na Av. Jose Holanda Montenegro, próximo ao cemitério. Segundo moradores, o fato era previsível diante dos buracos no local. No entanto, lembram que o trecho recebeu pavimentação ,mas os buracos continuam como desafio para quem utiliza a via de acesso. Equipe do SAMU compareceu ao local para os procedimentos em socorro a vitima.

FUTEBOL
Adílson Batista é o novo técnico do Ceará. O Ceará anunciou a contratação de Adílson Batista para o comando técnico da equipe até o final da temporada 2019. O novo treinador do Vozão chega à capital cearense nesta quinta-feira,3, e já comanda o treino, à tarde, no CT de Porangabuçu visando o compromisso contra o Goiás no Castelão.