Manifestação foi recado contra velhas práticas’, diz presidente
Atos neste domingo em todo o pais, serviram como teste de apoio popular ao governo Bolsonaro. Manifestações ocorrem em 156 cidades e em todos os estados e DF foram pacíficas. Cerca de 15 mil pessoas participaram, na tarde deste domingo, na Praça Portugal, em Fortaleza, do ato de apoio .O Planalto pediu que o foco das manifestações fossem em defesa da reforma da Previdência e da segurança pública, além da Operação Lava Jato e do pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Uma das medidas do governo defendidas nos atos de ontem, a que deixa nas mãos de Sérgio Moro o controle do Coaf, deverá ser analisada amanhã no Senado. Manifestantes defendem mudança na Previdência, Guedes e Moro; protestos miram também presidente da Câmara.

Justiça Eleitoral cancela mais de 2,4 milhões de títulos de eleitor no país
Conforme o órgão, 1.247.066 na região Sudeste; 412.652 no Nordeste; 292.656 no Sul; 252.108 no Norte; 207.213 no Centro-Oeste; e 74.800 de eleitores residentes no exterior. A medida atinge eleitores que não votaram ou não justificaram ausência em três eleições consecutivas. Situação pode ser regularizada no cartório eleitoral. O valor da multa é de R$ 3,51 para cada turno no qual o eleitor faltou.

Governo prepara megacompra de 106 mil pistolas
O Ministério da Justiça e Segurança Pública prepara uma megalicitação para a aquisição de 106 mil pistolas de calibre 9 milímetros, que serão distribuídas para a Força Nacional e para as policiais civis e militares dos estados. A compra tem custo estimado de R$ 444 milhões.

Eleições na Urca
Nesta segunda-feira, dia 27 de maio a comunidade universitária vai eleger o novo reitor da Universidade Regional do Cariri-URCA-, no Cariri cearense. São Candidatos a Reitor, os professores Lima Junior tendo como vice-reitor Carlos Kleber que são apoiados pelo atual reitor Patrício Melo. A oposição que recebe apoio da ex-reitora Otonite Cortez, tem como candidatos ao cargo de reitor o professor Egberto Melo, tendo como vice Jahyra Helena.

Dezessete obras no Ceará são afetadas por bloqueios no Orçamento
A medida do governo federal fez com que cerca de 140 projetos de onze ministérios tivessem 100% de seus recursos congelados. Instituições Federais de Educação, projetos públicos de irrigação, dragagem do Porto de Fortaleza e a adequação de Anel Rodoviário em Fortaleza estão entre os projetos impactados com congelamento de recursos federais. Por outro lado , Cortes na educação geram queda real no orçamento do MEC.

Brasil defende em Genebra prioridade para a ampliação da cobertura de vacinação no mundo
“Os jovens pais e mães de hoje não conhecem a face dolorosa de doenças como poliomielite, rubéola ou sarampo. No atual cenário de intenso fluxo de pessoas, nós, gestores, somos obrigados a nos reinventarmos, pontuou o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na Assembleia Mundial de Saúde, que acontece em Genebra. Por outro lado o Vírus ‘primo’ da chikungunya circula no RJ e em SP, dizem estudos. Identificado há décadas na Amazônia, mayaro causa febre, dor muscular e manchas. O calendário da vacina contra a gripe vai até dia 31 deste mês.

Futebol
Em jogo sem inspiração, Fortaleza empata (1X 1) com Vasco no último minuto. O Fortaleza volta a campo na noite do sábado (1º), no Maracanã, diante do Flamengo. Nesta segunda, Avaí recebe o Ceará na Ressacada. E pela série C, o Ferroviário foi derrotado pelo Sampaio (3 x1), e perdeu a liderança na Série C. E pela série D, Atletico venceu Maranhão e Floresta goleou Bragantino do Pará.

Roubo de prova e desorganização marcam concurso em Juazeiro do Norte
Mais de 150 concursos com inscrições abertas reúnem 21,4 mil vagas no país. Por outro lado, após tumulto, provas para 5 cargos no concurso de Juazeiro são canceladas. Segundo organizadores, as Provas serão reaplicadas no dia 9 de junho para os cargos afetados. O concurso público da Prefeitura de Juazeiro do Norte, que prevê 1.825 convocações imediatas entre 68.115 candidatos.

Assuntosnet: segunda-feira, 28, de maio2019. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura

Varejo fecha mais lojas do que abre
Depois de quase um ano e meio no azul, comércio varejista volta ao vermelho. No primeiro trimestre, foram fechadas 39 lojas, número pequeno porém emblemático porque reflete mudança de rota e frustra projeções de expansão. Vestuário e sapatos foram os que mais fecharam portas de janeiro a março, mas até farmácias foram afetadas.

Autonomia total
Professor Bêu Paulino assume a Secretaria de Esportes e Juventude do município de Iguatu.. Uma escolha que vai além do histórico no esporte, cultura e comunicação esportiva em nosso município. Ético e competente, sem vaidades e como não carrega a militância politica, a frente de uma pasta com poucos recursos mas de grande visão midiática, que tenha “autonomia total “ para tocar este projeto desafiador. Boa Sorte amigo.

Abastecimento através de poço tubular alivia Trussu (FOTO)
Uma boa noticia vem da gestão municipal. Pelo menos 5 mil pessoas deixarão de ser atendidas com as águas do açude do Trussu. O anúncio feito na sexta-feira (24), pelo prefeito Ednaldo Lavor. A vazão do poço chegou a 100 mil litros por hora. Os bairros que serão atendidos são os seguintes: João Paulo II, parte do Loteamento Sacramento, Jardim Oásis e Areias. Os serviços de perfuração e interligação foram custeados com recursos próprios do SAAE em parceria com a Prefeitura. “Outras regiões serão beneficiadas com este tipo de ação”, explicou Ednaldo Lavor.