Bolsonaro quer cloroquina para pacientes com sintomas leves de coronavírus
“O meu entendimento, ouvindo médicos, é que ela deve ser usada desde o início por parte daqueles que integram o grupo de risco”, alegou o presidente .Para o presidente, “pode dar certo, pode não dar certo [a cura do paciente]”, mas enquanto não houver medicamento eficaz contra a covid-19, a cloroquina deveria ser utilizada. O Conselho Federal de Medicina (CFM) não recomenda o uso da droga, mas autorizou a prescrição em situações específicas, inclusive em casos leves, a critério do médico e em decisão compartilhada com o paciente.“Está sendo usado largamente no Brasil, mas não na rede SUS. Na rede SUS o médico tem uma cartilha, que é o protocolo, se ele usa algo diferente daquilo ele vai ser responsabilizado. E lá está escrito que é apenas para caso grave”, argumentou o presidente.

Bolsonaro diz que militares que receberam auxílio emergencial serão punidos
De acordo com o presidente, os casos estão sendo investigadosO presidente disse que os casos estão sendo identificados e que, além de devolver o dinheiro, serão punidos. Na segunda-feira, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que mais de 70 mil militares ativos, inativos, de carreira, temporários, pensionistas, dependentes e anistiados receberam o auxílio de R$ 600 destinado a trabalhadores informais e desempregados durante a pandemia do novo coronavírus. Em nota, os Ministérios da Defesa e da Cidadania reforçaram que os Comandos das Forças Armadas apuram “possíveis irregularidades” no processo.

AssuntosNet quarta-feira, 14, de maio de 2020. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses com notícias da imprensa, blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa Leitura!

Pesquisa CNI
Pesquisa mostra que 76% das indústrias relataram que reduziram ou paralisaram a produção. . 70% relataram queda no faturamento e 59%, dificuldade para pagar contas. O levantamento foi realizado entre entre 1º e 14 de abril e ouviu 1.740 empresas.

Video da reunião ministerial
Termina hoje o prazo para o governo e a PGR opinarem sobre a divulgação do vídeo da reunião ministerial em que Bolsonaro, segundo Sergio Moro, tentou interferir na PF. O ex-ministro pediu a apresentação na íntegra da gravação. No inquérito que está no STF sobre o assunto, mais testemunhas depuseram ontem, e o ex-chefe da PF no Rio desmentiu o presidente em dois trechos do depoimento. Moro pediu a apresentação na íntegra da gravação. Procuradoria Geral da República e a Advocacia Geral da União ainda não se manifestaram.

Presos infectados
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou que, pelo menos, 52 presos do Sistema Penitenciário do Ceará foram infectados pelo novo coronavírus. Destes, 28, mais da metade dos casos confirmados, são do sexo feminino, o que indica um surto da doença no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), localizado no Município de Aquiraz, na Grande Fortaleza.

Parlamentares cobram punição a André Fernandes na Assembleia
Insatisfações cresceram após ataques e divulgação de informação falsa em redes sociais. O Deputado Marcos Sobreira em entrevista a Mais FM , também concorda com as punições ao deputado, que tem usado Fakes contra o governo do estado . A avaliação de Fernandes entre os deputados piorou depois das últimas publicações dele nas redes sociais. Uma contra o secretário de saúde do Estado, Dr. Cabeto, acusando o titular da Pasta de adulterar atestados de óbito para Covid-19. A existência da notícia falsa já seria grave e criminosa em si, mas se torna ainda pior ao ter se originado ou sido compartilhada por um parlamentar cearense, o deputado estadual André Fernandes.

Ensino Online
Autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) há quase dois meses, o ensino remoto emergencial de nível superior só foi adotado por 6 das 69 universidades federais do Brasil. Somadas, elas têm 97,5 mil alunos, ou 8,7% dos 1,1 milhão de estudantes matriculados em instituições do tipo. Quase metade dos candidatos do Enem não tem computador em casa para acompanhar aulas online

Consumidor cadastrado na Tarifa Social de energia pode ter cálculo diferenciado
Por decreto estadual, famílias que fazem parte da Tarifa Social e consomem até 100 kw/hora têm a energia paga pelo Governo. No final de março o governador Camilo Santana (PT) anunciou o pagamento das contas de energia dos meses de abril, maio e junho de famílias de baixa renda do Ceará] Porém, segundo a Enel Distribuição Ceará, pessoas que não estão nesta faixa limite de consumo também podem se beneficiar com um cálculo diferenciado em sua conta de luz desde que estejam nos critérios do programa de baixa renda. A Enel disse, ainda, que atualmente são 514.452 famílias beneficiadas pela Lei Estadual 17.196/2020, que têm tido suas contas pagas pelo governo estadual durante a pandemia. Nesses casos específicos, além de serem clientes cadastrados na Tarifa Social, o consumo de energia das famílias precisa ser de até 100 kw/h. (Egidio Serpa DN)

Socorro aos estados e municípios
Estados e municípios vivem a expectativa da sanção presidencial do projeto de ajuda neste periodo de pandemia. A ajuda e importante neste momento afirmam analistas. Ceará deverá receber R$ 1 bi 300 milhões. Hoje deve haver sessão na Câmara Federal para avaliar os vetos.

Decreto mais rígido no Cariri
Com o avanço do coronavirus, prefeitos decretam regras mais rígidas no acesso às cidades de Crato e Juazeiro a partir desta quinta-feira 14. Quem sair de casa, terá que justificar e em caso de descumprimento serão multados. No Ceara, é preocupante o avanço da covid19 nos últimos 10 dias. Conforme boletim da Sesa , no dia 4 de maio, foram registrados 8.379 casos com 677 óbitos. Hoje o estado conta com 20.405 casos e 1.399 óbitos; Portanto as autoridades defendem medidas rigorosa para evitar circulação e aglomerações visando fortalecer o isolamento na cidade. Com relação ao município de Iguatu, gestão segue cumprindo o decreto estadual adequando à realidade do município atravésde barreiras, sanitárias e orientações .No momento, Iguatu registra 10 óbitos e 74 casos confirmados do novo coronavirus.. #Fique em casa!

Tributo a Dom Mauro
Nesta quinta-feira (14), a Diocese realiza o “TRIBUTO A DOM MAURO”, celebrando os 95 anos de nascimento do 1° Bispo da Diocese. A Santa Missa em Memória, será celebrada pelo Pe. Yukio Adelly, as 18h, direto da Matriz de Senhora Sant’Ana. Fiéis poderão acompanhar via internet através da Pascom e Plataformas Digitais da Cidade, a missa e homenagens realizadas pelas redes sociais.