Agência Brasil – A comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE) concluiu nesta terça-feira (6) a votação do projeto de lei.

A expectativa é que o plano seja votado em plenário dentro de dez dias e siga para sanção presidencial neste mês. O PNE estabelece metas para a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre as diretrizes, estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. O plano destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação – atualmente são investidos 5,3% do PIB.

Quarta-feira, 7 de maio 2.014, dia do Oftalmologista. Seja bem-vindo(a) ao Assuntosnet. Envie seu comentário, nós agradecemos.

Renan adia para esta quarta decisão sobre CPI mista da Petrobras

Ele convocou sessão do Congresso Nacional para debater o tema.Oposição vai defender CPI mista; PT quer comissão só no Senado. Na sessão conjunta entre Câmara e Senado, Renan Calheiros vai pedir formalmente aos líderes partidários a indicação dos integrantes da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), de acordo com nota divulgada pela assessoria. A indicação dos nomes é passo necessário para o andamento do colegiado.

Pendência com a justiça eleitoral

O eleitor que precisa tirar a primeira via do título eleitoral, transferir a zona eleitoral ou regularizar pendências tem até  essa quarta-feira para procurar o cartório de sua cidade. Vale lembrar que o voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo a partir dos 16 anos de idade. Se o título está rasgado, os cartórios também fazem uma segunda via na hora. Quem ficar sem votar por três turnos seguidos e não explicar o motivo tem o título cancelado.

Rejeição política

Desde a redemocratização, o apoio político da família Sarney e sua participação no governo só foi rejeitada numa gestão, a de Fernando Collor. Um leitor fez comparação aos Dantas neste município.

Crédito de ICMS na conta de luz

Segundo especialista, a saída ao consumidor é questionar na Justiça .O valor repassado pela Coelce era pleiteado pela empresa desde o seu 2º ciclo de revisão tarifária, em 2007.Os questionamentos acerca do reajuste das tarifas de energia elétrica neste ano, no Ceará, devem ganhar mais força.Consumidor aguarda devolução de R$ 8 bi por erro na conta de luz e acaba desembolsando mais.(DN)

PROS quer mudar ministro

O PROS reivindicou para o ministro Aloísio Mercadante (Casa Civil) a substituição de Francisco Teixeira na pasta da Integração. Reclamam que o ministro não recebe o partido nem aos parlamentares da base. E que o governador Cid Gomes não se opõe à mudança. Os líderes Givaldo Carimbão e Ataídes Oliveira esperam por uma definição de Mercadante ainda nesta semana.

Vacinação contra a gripe

A menos de dois dias do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o Ceará ainda está longe de atingir a meta estabelecida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que é de 80% ou 1.773.271 vacinados. Até o início da tarde de ontem (6), 550.995 pessoas foram imunizadas, o que representa apenas 32% do objetivo. Campanha encerrará na próxima sexta-feira , e a meta de 80% de vacinados ainda não foi atingida. Coordenação acredita ainda o que numero vai crescer. A  vacina é a melhor forma de prevenção, reduzindo complicações.

Feriado na copa

As entidades empresariais  na capital continuam aguardando resposta do prefeito Roberto Cláudio sobre feriados durante a Copa. O comércio quer ponto facultativo para evitar a repetição da pouca venda durante a Copa das Confederações.O fato deve repercutir no interior.

Chuvas em abril

Mês de maio tem registrado poucas precipitações no municipio. Em abril, segundo a Funceme durante os noves  dias que choveu,  os  índices pluviométricos   atingiram 250 mm.

Novena de Nossa Senhora de Fátima

Entra hoje no quarto dia ,as festas de  Nossa Senhora de Fatima no bairro Veneza. Esta noite ,contará com o pregador, Padre Samuel da paroquia de Jucás. Animação  ficará por conta dos moradores  das Ruas Malete Cortez e Silvino filgueiras e Comunidade Imaculada Conceição do Cocobó e presença da  equipe de cânticos da RCC.-Participe.

*Silvani é bancário e radialista