AssuntosNet
AssuntosNet: Conselho de Ética deve instalar processo para investigar Cunha
Por Silvani Soares*
O processo que poderá levar à cassação do mandato do presidente do Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ), será aberto hoje no Conselho de Ética da Casa em clima de confronto. Aliados do peemedebista pretendem rejeitar a admissibilidade da acusação, segundo a qual ele quebrou o decoro ao dizer na CPI da Petrobras que não possuía contas no exterior. Opositores de Cunha prometem recorrer ao plenário da Câmara, caso o Conselho de Ética não dê prosseguimento ao caso. Decisão de órgão da Câmara amplia chance de sorteio para a relatoria favorecer políticos ligados ao presidente da Casa. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) cogita antecipar sua defesa e comparecer voluntariamente ao Conselho de Ética até a próxima semana, apurou o Estado. A ideia é desconstruir a acusação de que mantinha contas na Suíça com recursos provenientes de corrupção na Petrobrás. Segundo líderes partidários, ele dirá que as aplicações são anteriores às irregularidades na estatal. Cunha negou ter falado com quem quer que fosse sobre o assunto.(O Globo)
Assuntosnet: Segunda-feira, 03 de novembro de 2015. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!
Novembro Azul
Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, entidades médicas em todo o mundo iniciam neste mês a campanha Novembro Azul. No Brasil, a campanha foi oficializada neste domingo (1º), durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.
Senadores debatem o endividamento da petrobrás
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza na manhã desta terça-feira (3), a partir das 10 horas (horário de Brasília), uma audiência pública para debater o endividamento da Petrobras com a Federação. Dois diretores da estatal estão convidados para o evento. A audiência foi requisitada pelos senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). A comissão também quer saber dos representantes da Petrobras como a empresa pretende recuperar sua capacidade de investimento e lidar com a disparidade entre sua dívida liquida e seus lucros através de operações. Isso se dá em um contexto de desvalorização do real e de queda no preço do barril de petróleo.
Plano de saúde é desafio para desempregados
O desemprego levou 187,5 mil pessoas a sair de planos de saúde empresariais neste ano. Conseguir plano individual é difícil, já que nenhuma seguradora grande oferece a opção e poucas empresas de saúde operam com a modalidade em nível nacional.
Corrupção de fiscais
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu montar nova corregedoria da Secretaria da Fazenda, após uma série de casos de corrupção de fiscais. Projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa prevê que o órgão seja subordinado diretamente ao secretário da Fazenda. A antiga corregedoria foi criticada por promotores por arquivar apurações internas contra integrantes da máfia do ICMS.
Economistas preveem pior crise desde 1930
Bancos e consultorias apontam que o Brasil vai passar por dois anos seguidos de recessão, o que não ocorre desde a década de 1930. Economistas dizem que a contração deste ano deve ficar próxima a 3%. Se o quadro se repetir em 2016, segundo as previsões mais pessimistas, o biênio será o pior ciclo econômico desde 1900.
Deputados reeleitos estão menos fiéis ao governo
Levantamento do Estadão mostra que dois de cada três deputados federais reeleitos estão hoje menos governistas do que no começo do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. Na última eleição, 299 deputados conseguiram renovar o mandato. Desse total, 40 trocaram de lado: votam agora mais com a oposição do que com o governo.
Disputa mais curta e barata às prefeituras
Leis rígidas, propaganda reduzida e eleitor descrente desafiam candidatos. Este deve ser o cenário das eleições 2016. Nas ruas, as pessoas querem mudanças mas não encontram nomes. E os que se apresentam ainda não despertam interesse. Para um analista, o que existe é ruim e o que surge parece pior.
Zona Franca do Semi-Árido
Iguatu segue perdendo posições no estado o que tem afastado investimentos importantes, segundo revelou o presidente da Câmara no” Mais Debates”. No entanto, Rubenildo está esperançoso com a discussão da Zona Franca do Semi-árido onde já está agendada a audiência pública para o dia 5 dezembro.
Atraso na guia das domésticas
A guia para pagamento de FGTS e INSS das domésticas não foi liberada ontem, como prometia o governo. Falhas no sistema impediram acesso ao documento, que precisa ser pago até sexta-feira.
Saúde
Novembro começa, e segue a crise na saúde do município após saída dos Camilianos. Ainda em fase de organização, gestão tenta reduzir custos e nomear servidores em meio a tribulação que tomou conta da instituição hospital. O caso tem acompanhamento do Ministério Público e nas ruas, população aguarda por soluções.
Disputa mais curta e barata às prefeituras
Leis rígidas, propaganda reduzida e eleitor descrente desafiam candidatos. Este deve ser o cenário das eleições 2016. Nas ruas, as pessoas querem mudanças mas não encontram nomes. E os que se apresentam ainda não despertam interesse. Para um analista, ainda é cedo, mas o que existe é ruim e o que surge parece pior.
Política
Nomes para a disputa das eleições de 2016 se movimentam, e o pré-candidato do PT, Dr Marnewton manteve contatos neste final de semana ao lado de correligionários. O local não era apropriado, mas serviu para manter contatos no entorno do cemitério Senhora Sant!Ana onde reuniu centenas de pessoas.
Curiosidade
Para quem colecionada curiosidades, o túmulo de Maria Augusta é o mais visitado no cemitério Senhora Santana. Inclusive, por pessoas de outras cidades que ascendem velas e fazem pedidos em busca de graças.
Clientes reclamam falta de dinheiro nos terminais eletrônicos
Muitos clientes reclamaram nesta manhã de segunda-feira, a falta de dinheiro nos terminais eletrônicos da agência do BB local, embora tivesse uma orientação para retornar à normalidade nesta terça-feira(3) a partir das 10 horas. No entanto, um cliente reclamou que ao dirigir-se ao cash do Terminal Rodoviário, o atendimento não foi a contento, uma vez que só existiam cédulas de R$ 2,00 e 5,00 reais. Outro fato reclamado, era com a presença de um pedinte na calçada da agência que incomodava com ofensas a maioria das pessoas que se dirigiam ao local do auto atendimento.
*Silvani é bancário e radialista