AssuntosNet

AssuntosNet: Enem poderá ser transformado em avaliação seriada, dividida em três etapas

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6003/13, que prevê a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em três etapas, uma avaliação ao final de cada ano do antigo 2º grau.

Published

on

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6003/13, que prevê a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em três etapas, uma avaliação ao final de cada ano do antigo 2º grau.

Pelo texto, do deputado Izalci (PSDB-DF), as duas primeiras provas deverão aferir o conteúdo apreendido pelo aluno. Já o último teste será de aptidão vocacional.De acordo com Izalci, a avaliação seriada permitirá que o desempenho do estudante seja gradativamente testado e as oportunidades de progresso, decorrentes do exame, aproveitadas de maneira efetiva ainda ao longo do processo de escolarização.

Resultado da primeira chamada do Sisu nesta segunda-feira

Na segunda-feira (13), os candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão conferir o resultado da primeira chamada do programa. As inscrições do Sisu foram encerradas na noite dessa sexta-feira (10), e os dados parciais do Ministério da Educação indicam que pelo menos 2,4 milhões de candidatos se inscreveram. Os convocados para a primeira chamada devem fazer a matrícula entre os dias 17 e 21 deste mês. O candidato que não comparecer na data prevista à instituição selecionadora perderá a vaga. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 e a matrícula deve ser feita entre os dias 31 deste mês e 4 de fevereiro. Nesta edição, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.O balanço final dos inscritos no Sisu será divulgado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na manhã da segunda-feira.

Otimismo do brasileiro cai pela primeira vez desde 2009

Índice dos que esperam que 2014 seja melhor do que 2013 é de 57%; há cinco anos, era de 74%, aponta ibope. Neste cenário ha ´torcida pelas mulheres.  Para 41% dos brasileiros, o mundo seria melhor se as mulheres fossem maioria na política. A proporção é quatro vezes maior do que os que acham o contrário. A média é a maior entre os 65 países da pesquisa.

Top da música

Apesar do esforço dos diretores musicais das emissoras de rádios se preocuparem com a musica de qualidade na programação, acredite: Sabe qual foi, segundo o Ecad, a música mais tocada em 2013 nas boates e casas de show?- “Louquinha”, dos sertanejos João Lucas e Marcelo. Em segundo lugar, ficou “Amor de chocolate”, de Naldo. O terceiro lugar foi “Gatinha assanhada”, de Gusttavo Lima.

Contas inativas engordam balanço da caixa

Revista Isto é traz matéria sobre contas inativas.Por  sua vez,  O  Banco Central aponta confisco que tirou R$ 719 milhões de 525 mil poupadores e engordou irregularmente o balanço da Caixa.

Fraude no casamento

Na hora da separação, muitas mulheres acostumadas ao luxo acabam sem nada. Maridos colocam bens em nomes de laranjas ou de empresas de fachada para não ter de dividi-los no divórcio. Mas a Justiça criou brecha para garantir a partilha de bens.

Renovação da Igreja

Nove meses após sua eleição, Papa Francisco segue mostrando a que veio. Gente que reza na Basílica de São Pedro, no Vaticano, conta que o Santo Padre definiu novas diretrizes para escolha dos próximos bispos. Terão preferência ,os líderes que demonstram ter humildade e preocupação com questões sociais.Na cartilha do Papa Francisco, um padre que gosta de pregar sobre a importância de atender os pobres é mais bem visto do que aquele que enfatiza, por exemplo, o combate à homossexualidade. A Bíblia pode ser útil. Até porque o mundo está infestado de pecadores.

Caminhoneiro gordinho

Veja só. Sete em cada dez caminhoneiros (o número exato é 73%) apresentam sobrepeso. É o que mostra um levantamento realizado pela Campanha Saúde na Estrada, dos postos Ipiranga, com 44 mil motoristas, entre maio e dezembro do ano passado. O mesmo levantamento constatou que 22% apresentam problemas como pressão alta e 8% estavam com as taxas de glicose alteradas. E o descanso do caminhoneiro ficou só na lei. Criadas há 20 meses para acabar com as jornadas abusivas de trabalho, as novas regras não estão sendo cumpridas pelas empresas, e o governo acena com relaxamento das normas.

Pavimentação

A prefeitura deseja pavimentar todas as ruas de Iguatu. Um leitor observa: com o aumento de motos e carros circulando , será um ferramenta para estimular acidentes.. Sugere uma consulta junto a população que deve ter outras prioridades. Afinal ,trata-se de dinheiro nosso, do contribuinte.

Adeus ao líder

Morte do ex-premier de Israel Ariel Sharon divide opiniões. Tido como  um ‘herói para seu povo’, Israel chora. Enquanto isso, na Palestina o povo comemora. Bem ou mau, é a  história julgando nossos políticos. Em coma havia 8 anos, o general era defensor ferrenho do estado judeu. “Quem não é meu amigo é meu inimigo, dizia o militar. A vida real é diferente.

Cerco de Jericó

Capela de Nossa Senhora de Fátima no bairro Veneza , promove, de novo, neste mês , entre os dias 13 a 19 essa campanha de sete dias de oração diante do Santíssimo Sacramento, denominada de o Cerco de Jericó.. Durante o período, as pastorais e movimentos se revezam na capela ,decorada com “muralhas” e cânticos especiais sendo entoados. As missas serão  celebradas levando em consideração os temas elaborados pela coordenação. Cerco de Jericó , consiste na oração incessante de Rosários, durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento. A noite haverá missa votiva em louvor á Nossa Senhora de Fátima.

Quem será?

De qual partido sairá o candidato da situação ao governo cearense?  Cid, que insiste em  indicar ou será Eunicio que não desiste de ser o indicado? Envie seu comentário.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile