O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta quarta-feira (5) as notas por escola da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014).

Entre as 20 escolas mais bem posicionadas no ranking nacional, o Ceará tem três, todas localizadas em Fortaleza: Colégio Farias Brito – unidade central, com média 737,88; Christus Colégio Pré-Universitário (731,38); Colégio Ari de Sá – unidade Major Facundo (725,09). Entre as escolas públicas, a campeã no CE foi escola Adriano Nobre EEEP, na cidade de Itapajé, no interior do Ceará, que obteve média de 574,01,As escolas com menor pontuação foram a Raul Tavares Cavalcante EEEM (428,80), em Itaitinga, e o colégio de Ensino Médio Júlia Fialho (463,12), em Fortaleza, instituições respectivamente pública e privada.

 

Assuntosnet: Quinta-feira, 06 de Agosto de 2015. Acesse e opine sobre as sinopses das notícias da imprensa e blogs, com os comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

 

Financiamento Estudantil

O Ministério da Educação (MEC) encerra às 23h59 desta quinta-feira (6) as inscrições no processo seletivo para 61.500 vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições podem ser feitas pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br. A primeira e única chamada do sistema de seleção do Fies vai ser divulgada no dia 10 de agosto, assim como a lista de espera dos candidatos não convocados. De acordo com o edital, as inscrições para o Fies seguirão um modelo diferente das edições anteriores. Agora, os estudantes deverão se candidatar para uma seleção por meio de um sistema semelhante ao usado no Sisutec.

 

Janot ganha eleição interna e é favorito à Procuradoria  

Rodrigo Janot, atual procurador-geral da República, foi eleito pelos colegas de Ministério Público para continuar no comando do órgão. Ele recebeu 81% dos votos. O resultado da eleição interna será entregue a Dilma Rousseff, que indicará um nome ao Congresso. A expectativa é que a presidente reconduza Janot à chefia.

 

Dilma passa a ser presidente mais impopular, diz Datafolha

Reprovação de petista supera a de Collor pré-impeachment e é a maior da série histórica do instituto, iniciada em 87. Pesquisa Datafolha realizada em 4 e 5 de agosto revela que Dilma Rousseff (PT) é a presidente mais reprovada pelos brasileiros na série histórica do instituto, iniciada em 1987. No levantamento, que ouviu 3.363 pessoas em 201 municípios, a reprovação a Dilma — avaliação do governo como ruim ou péssimo—subiu novamente e chegou a 71%, o maior índice desde a sua posse, em 2011. Entretanto, a maioria dos entrevistados (53%) avalia que a presidente não será afastada — o índice era de 64% em abril.

 

Dia de Lutas

Servidores federais em todo o país paralisam as atividades nesta quinta-feira (6), no Dia Nacional de Lutas. A categoria reivindica reajuste salarial de 27,3% (com base no IPCA), além de uma política salarial permanente; paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas; data-base em 1º de maio; incorporação das gratificações produtivistas; regulamentação da negociação coletiva e isonomia dos benefícios entre os Três Poderes. 

 

Compromisso com a PM

O governador Camilo Santana (PT) reafirmou nesta quarta-feira, 5, compromisso em equiparar remuneração de policiais militares do Ceará com a média salarial do Nordeste. Ele destaca, no entanto, que só possui seis meses de gestão e ação precisa ter seu impacto nos cofres estudado.

 

Ceará Pacífico

O ministro Eduardo Cardozo (Justiça) estará amanhã, no Palácio da Abolição. Ele participará do lançamento do “Ceará Pacífico”, projeto sob tutela da vice Izolda Cela. O projeto objetiva  unir segurança a ações sociais.

 

Maioridade penal

Deputado Estadual Renato  Roseno (PSOL) estará em Iguatu na próxima  sexta-feira(14). Ele terá encontro com a direção do partido no município e ainda fará palestra sobre Redução da Maioridade Penal. Coordenação não definiu o local.

 

Dia dos pais

Um cidadão cobra melhoria nos cemitérios. Em clima do dias pais, diz que poucos sentem motivados para uma visita. Lembra ainda da capela do cemitério novo, que vive fechado e serve para depósitos.

 

Deputado diz que programas policiais impedem a sensação de segurança 

O deputado estadual Ivo Gomes (PROS) disse na noite desta quarta-feira (5) que programas policiais impossibilitam o resgate da sensação de segurança na população. A declaração, por meio de sua página no Facebook, é uma crítica ao número de programas policiais na televisão cearense.“Não há diminuição de homicídios que seja capaz de resgatar para a população a sensação de segurança, sendo esta exposta a cinco programas diários de TV, “glamourizando” a violência”, comentou o deputado.

 

Futebol

River Plate faz 3 no Tigres e conquista o tricampeonato da Libertadores. O River Plate, após 19 anos, volta a reinar na América do Sul. Na noite desta quarta-feira, a equipe argentina derrotou o Tigres pelo placar de 3 a 0, diante de mais de 60 mil pessoas no Estádio Monumental de Nuñez, e conquistou pela terceira vez na história a Copa Libertadores da América.A taça carimba de forma gloriosa a vaga no Mundial de Clubes. O River Plate será o representante da Conmebol no torneio que será realizado em dezembro, no Japão. Até o momento, América-MEX (Concacaf), Auckland City (OFC) e todo-poderoso Barcelona (Uefa) estão garantidos no torneio

  

Alô prefeito!

Um analista observa: O gestor precisa entender que com a contratação de temporários está legalizando a terceirização no municpio e desrespeita os aprovados em concursos. Cabe ao vereador fiscalizar.

 

*Silvani é bancário e radialista