Governo anuncia liberação de benefícios
Começamos a coluna fazendo um panorama sobre o Coronavírus, e as reações que vem afetando o mundo. Já atinge 77, o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil e que já chegou ao planalto com o secretario de comunicação Fabio Wajngarten, que contraiu coronavírus – e está em isolamento domiciliar .Bolsonaro espera para hoje o resultado do exame de coronavírus, depois de viajar com o secretário de comunicação que está com a doença. O Ministério da Economia anunciou cinco medidas para reduzir o impacto da epidemia do novo coronavírus no país, entre elas a antecipação, para abril, a primeira parcela (metade) do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Ministério anunciou outras medidas como: INSS suspenderá prova de vida exigida de beneficiários por 120 dias e reduzir juros do consignado do INSS.

Julgamento sem público
Por prevenção ao coronavírus, STF terá julgamentos sem público. Assim, os julgamentos passarão a ser fechados ao público em decorrência do risco de disseminação do novo coronavírus. Ambas as cortes autorizaram servidores que viajaram ao exterior recentemente a trabalharem de casa. De acordo com a Agência Brasil.

Novos leitos
SUS prevê 2 mil leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19. Governo diz que vai convocar 5 mil médicos .. Nível de preocupação aumentou após piora da situação na Itália segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse em entrevista nesta quinta-feira. Aqui no ceara, MPCE DA 48 horas para prefeitos apresentarem plano de emergência contra o coronavirus. O Ceará não tem caso confirmado e 20 casos estão sendo investigados. Governo anuncia liberação de 45 milhões para o enfrentamento. Hospitais de Fortaleza, Sobral, Juazeiro e Quixeramobim serão priorizados.

Shows, festivais, e esportes suspensos
O coronavírus de fato não vem escolhendo suas vítimas e afetou também autoridades e famosos. Alguns locais tem seu funcionamento alterado como shows, festivais e lançamentos de filmes que foram cancelados por causa da pandemia.. No esporte, a Conmebol suspende jogos da Libertadores da semana que vem. McLaren desiste do GP da Austrália após infecção de funcionário. Confederação sul-americana também adia início das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. As medidas são devido ao surto do novo coronavírus na América do Sul. A perspectiva é de que as confirmações cresçam exponencialmente no Brasil nos próximos dias. Na UFC, reitor avalia mudar atividades também.

AssuntosNet sexta-feira, 14, de março de 2020. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses com notícias da imprensa, blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa Leitura!

Redução do preço do petróleo
Após queda recorde do petróleo, a Petrobrás informou nesta quinta-feira que vai reduzir o preço do diesel em 6,5% e o da gasolina em 9,5% nas refinarias a partir desta sexta (13).

Governo vai ao STF contra derrubada de veto sobre BPC, diz Guedes
Congresso ampliou limite de renda para concessão do benefício a idosos e deficientes. Segundo o ministro, derrubada do veto do presidente Bolsonaro ao aumento do limite do BPC foi um ‘sinal do Congresso’ em um momento de disputa sobre as regras do orçamento impositivo. Com a mudança, terão direito ao benefício idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo – R$ 522,50, pelo salário vigente de R$ 1.045.

Chuvas
Durante a madrugada, boas chuvas caíram em Iguatu. Chuva intensa na cidade atingiu 86mm, segundo os pluviômetros da Ematerce.

Falta de energia elétrica e de água lideram queixas à Arce no Ceará
Reclamações à ouvidoria mais que duplicaram entre 2018 e 2019, conforme a Agência Reguladora de Serviços Públicos. Prestadoras dizem que estão comprometidas com a melhoria constante da qualidade dos serviços. Já a população reclama dos incômodos quanto os prejuízos que se acumulam quando não se tem garantia sobre o fornecimento de energia elétrica.

Situação caótica
Apesar da opção no Centro dos Feirantes, muitos visitantes reclamam que estão tendo dificuldades para acessar o centro durante as compras em razão da aglomeração dos ambulantes . O fato se complica ainda com as chuvas, e a circulação de veículos nas proximidades da Eduardo Lavor com Agenor Araújo. .Com a situação caótica, é preciso uma solução para essa questão no espaço público.

Faculdade de medicina
Prefeitura anuncia para essa sexta-feira 13, o início das obras de construção da sede da Faculdade de Medicina Estácio de Sá de Iguatu . Evento está marcado para as 9 horas na localidade do Tanque. Segundo assessoria, a nossa expectativa é que durante o mês de julho, deste ano, aconteça o primeiro vestibular, inclusive com as aulas começando em agosto.