Foram analisados os danos e prejuízos decorrentes da seca; número deve crescer nos próximos dias. Chuvas finas banharam a região nas últimas horas.

Em Iguatu, os pluviômetros da Emater-ce atingiram 9 mm. Em decorrência do quadro de estiagem que afeta o Ceará desde 2012, o governador do Estado, Camilo Santana, decretou situação de emergência em 67 municípios. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 30. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) fez a análise dos danos e prejuízos resultantes da seca em comparação com a receita corrente líquida das cidades afetadas. Sessenta e sete municípios atenderam aos critérios estabelecidos em instrução normativa federal. As outras cidades poderão pedir o decreto de situação de emergência a qualquer tempo, desde que atentem para as normas e critérios definidos e para obtenção do quadro emergencial pelo Governo Federal. O decreto estadual tem prazo de 180 dias.

 

Assuntosnet: Segunda-feira, 04 de maio 2015. Acesse e opine sobre as sinopses das notícias da imprensa e blogs, com os comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

 

Capela de Fátima inicia novenário 

O Padre Queiroga e a comissão organizadora convidam a comunidade, os devotos de Fátima e o povo em geral, para juntos celebrarmos louvores à Nossa Senhora de Fátima durante o período de 4 a 13 de maio, na capela do bairro Veneza. A abertura acontece nesta segunda-feira com o levantamento do mastro e a partir das 19 horas, a primeira novena em louvor a padroeira homenageada. O festejo está programado para encerrar no próximo dia 13 de maio, onde é festejado em todo Planeta o “dia de Nossa Senhora de Fátima”.

 

Semana das mães

O Dia das Mães será comemorado no próximo domingo (10). A semana para a compra dos presentes. Mesmo que a expectativa dos lojistas seja registrar em Fortaleza um crescimento de 5% das vendas em relação ao ano passado, em âmbito nacional, as vendas da data mais importante para o varejo no primeiro semestre não devem trazer um alívio para empresas que acumulam um volume de estoques indesejáveis.

 

Final de semana sem coleta do lixo

Moradores do bairro Veneza aguardam desde a manhã de sábado, a presença da equipe de limpeza para a realizar os serviços da coleta do lixo nas ruas do bairro. Com lixo acumulado nas calçadas, torna-se atrativo para cães e  gatos  com mau cheiro e  proliferação de insetos.  Moradores esperam que o serviço volte a normalidade nesta segunda -feira. No bairro bugi, moradores  da Rua Fco Adolfo reclamam a ausência da coleta há 8 dias.

 

Imposto de renda para quem não declarou

Quem não entregou a versão original do documento até a última quinta-feira (30), também poderá enviar as informações com atraso, mas pagará multa. Os contribuintes que precisam retificar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015 podem fazê-lo a partir das 8h de hoje (4).

 

Dilma

Ainda rende comentários e opiniões de opinião de leigos: a presidente Dilma Rousseff acertou ao optar pelas mídias sociais para falar no 1º de maio. Os pronunciamentos da presidente repercutiram bem, como se tivesse falado pela tevê.

 

Sinceridade! 

Aldemir Bendine, presidente da Petrobras, tem sido sincero e honesto com o Governo do Ceará: a refinaria do Pecém não será feita. Pelo menos nos próximos 30 anos. E os investimentos alocados?

 

Situação de alguns açudes

Está seco o açude Banabuiú, cuja capacidade de represamento é de 1,5 bilhão de m³ de água. O Orós, com capacidade para 2,2 bi de m³, e o Castanhão, para 6,5 bi m³, garantem a oferta à RMF.  Lima Campos abastece cidade do estado do Rio Grande do Norte e o Trussu, apesar da capacidade reduzida, socorre Quixelô, Acopiara e Iguatu.

 

Vacinação contra a febre aftosa

Tem início amanhã (5) a campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa. A iniciativa segue até o próximo dia 31. A meta é imunizar 100% do rebanho do Estado. A ação é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).O Estado é reconhecido, internacionalmente, pela Organização Mundial de Saúde Animal, como zona livre da enfermidade. O título foi conferido durante a campanha de vacinação do ano passado.

 

Economizar água

Confirmando a baixa nas chuvas na região. Em nosso município as precipitações atingiram 9 mm segundo os pluviômetros da Ematerce. Como a estação das chuvas passou, está na hora de economizar água.

 

Dengue

Saúde do município com atenções voltadas para o distrito de Alencar, onde o aumento nas notificações de suspeito de Dengue tem preocupado. Equipe tem levado orientações durante as visitas, mas a população precisa fazer a sua parte.

 

O Fortaleza é Campeão Cearense de 2015!

Em um jogo épico, o Leão empata com o Ceará em 2 a 2 evitando o  penta do adversário e chega ao 40º titulo estadual.

 

*Silvani é bancário e radialista