INSS; Contratação de temporários
Servidores públicos aposentados e militares da reserva devem começar a trabalhar em meados de abril para tentar diminuir a fila de pedidos de benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo o Ministério da Economia. Governo publicou nesta segunda-feira 2, regras para contratação de 8,2 mil militares e servidores aposentados. O presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou que, atualmente, há 1,883 milhão de benefícios na fila, entre previdenciários e assistenciais (Benefício de Prestação Continuada, por exemplo). O tempo médio de concessão, atualmente, é de 80 dias.

Eleições 2020; Augusto Aras mira abuso de poder e ‘desordem informativa’ nas eleições
Procuradores regionais eleitorais discutem até essa terça-feira 3, em Brasília, desafios para a atuação do Ministério Público em 2020. Para o procurador-geral Eleitoral, é preciso otimizar a atuação para que ela seja eficiente e adequada. Aras destacou que nas eleições de 2020 o trabalho “será maior tendo em vista que há previsão de cerca de um milhão de candidatos nos municípios brasileiros”. Este ano, o País volta às urnas para eleger prefeitos e vereadores de 5.500 municípios.

Facada contra Bolsonaro
Juiz determina transferência de Adélio Bispo de presídio para local apropriado. Magistrado aponta que Adélio é inimputável e não deve permanecer em cadeias comuns.

AssuntosNet terça-feira, 03, de março de 2020. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses com notícias da imprensa, blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa Leitura!

Lula recebe prêmio de cidadão honorário de Paris
Ex-presidente é o 2º brasileiro a receber a honraria. 1º foi o cacique Raoni. A Honraria foi entregue pela prefeita Anne Hidalgo. Em discurso em português, o ex-presidente disse que o Brasil vive “um processo de enfraquecimento do processo democrático, estimulado pela ganância de poucos e pelo desprezo em relação aos direitos do povo”. Afirmou ainda haver “repetidos ataques ao Estado de direito e à Constituição”. A honraria, segundo a Prefeitura de Paris, é dada a pessoas que se destacam na defesa dos direitos humanos.

Receita recebe 370 mil declarações no 1º dia para envio do IR
A Receita Federal informou que recebeu 372.493 declarações de Imposto de Renda até as 16 horas desta segunda-feira (2), no primeiro dia da entrega. O prazo para o envio vai até as 23h59 do dia 30 de abril. A Receita Federal espera receber 32 milhões de declarações.

Ceará tem 1.090 vagas de emprego disponíveis
SINE;IDT está ofertando 1.090 vagas de emprego em todo o Ceará. Principal oferta de vagas é para corretores de imóveis em Fortaleza. Interessados devem comparecer a uma unidade do SINE/IDT portando carteira de trabalho e currículo. Desse total, 99 oportunidades são destinadas à Pessoas com Deficiência.

Carteira digital
O órgão lembra que a partir de agora, o trabalhador terá que emitir a carteira digital, substituindo a CTPS física. Com isso , deixa de valer como identidade civil. A partir de agora, o trabalhador deverá baixar no aplicativo no smartfone.

Deputados estaduais votam nesta terça proibição de anistia a amotinados
O fim das paralisações não deve encerrar a discussão em torno do embate sobre a reestruturação da carreira policial. Enquanto deputados votam a emenda à Constituição, Camilo Santana avaliou efeitos da crise para o Estado.

Avaliando mudanças na segurança
O governador Camilo Santana (PT) afirmou, nesta segunda-feira (2), durante coletiva no Palácio da Abolição, em Fortaleza, que irá fazer uma avaliação completa dos 13 dias de motins dos policiais militares (PMs) no Estado para analisar possíveis mudanças na Segurança Pública do Estado.’Nós vamos avaliar’, diz Camilo sobre possíveis mudanças nos comandos da Segurança Pública. Ele criticou, ainda, a “partidarização da PM”, se referindo a lideranças políticas que se envolveram na paralisação: “todas as lideranças desse movimento têm mandato”. Durante a coletiva, o governador criticou a “partidarização da PM”, se referindo a lideranças políticas que atuaram na paralisação.

Doze casos suspeitos de coronavírus são investigados no Ceará, diz Sesa
Outras nove ocorrências foram descartadas no estado. Números atualizados foram divulgados na noite desta segunda-feira (2). Os novos números apontam que todos os 12 casos ainda investigados estão em Fortaleza, onde outros sete já foram descartados. Sobral e Crateús tiveram uma suspeita cada, ambas já excluídas.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 08 de março
A data frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos. Participe dos eventos junto à sua comunidade.