MDB, PSDB e PSD dominam municípios que podem desaparecer
De acordo com o Globo, apesar de não estar no topo das legendas que administram esses municípios, o PT poderá ficar com o menor número de municípios dos últimos 20 anos, se o pacto federativo for aprovado. Segundo o matutino carioca, MDB, PSDB e PSD administram 694 municípios ameaçados no total de 1.217, o que representa 57% do total. Essas siglas, que governam a maioria desses municípios menores, somam 139 deputados na Câmara.  Com isso, o governo federal deve enviar a proposta ao Congresso até o fim deste mês. Em entrevista ao Estadão, o novo secretário da Receita, José Barroso Tostes Neto, disse que a nova proposta terá quatro fases, que se iniciam neste mês e terminam de ser implantadas até meados de 2020.

Juiz Marcelo Bretas volta a barrar viagem de Temer ao exterior
O juiz federal Marcelo Bretas voltou a barrar um pedido de viagem ao exterior do ex-presidente Michel Temer, que é réu em processos sob responsabilidade do magistrado no Rio de Janeiro. No documento, Bretas afirma que a situação de Temer “não é igual à de um indivíduo em plena liberdade”. O juiz afirma que a prisão foi substituída por medidas alternativas que incluem a proibição de se ausentar do país sem autorização judicial. (Bahia Noticias)

Dados do Coaf
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, revogou a própria decisão que exigia do antigo Coaf (atual Unidade de Inteligência Financeira) a apresentação dos relatórios de inteligência financeira dos últimos três anos sobre 600 mil pessoas físicas e jurídicas. Toffoli já tinha recebido acesso aos relatórios, mas afirmou que informações prestadas posteriormente foram satisfatórias.

Prisão após 2ª instância
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pode votar hoje as propostas de emenda à Constituição (PECs) que permitem a prisão de condenados em segunda instância. A CCJ analisa se as propostas respeitam a Constituição. Caso sejam aprovadas, elas seguirão para uma comissão especial, que analisará o mérito das PECs (o conteúdo).Discussão começou na semana passada e  seguirão para comissão especial, responsável por analisar o conteúdo.

Assuntosnet terça-feira, 19, de novembro de 2019. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares.

Previdência parlamentar permite aposentadoria até a deputado cassado
Cinco anos e nove meses. Esse foi o tempo em que Sérgio Benevides ocupou o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Sérgio Benevides, que perdeu mandato no escândalo da merenda escolar, recebe mensalmente R$ 25 mil de aposentadoria após ter tido pouco mais de cinco anos como deputado. Regalias do sistema são alvos de questionamentos. Apenas neste ano, sete deputados e ex-deputados deram entrada em processos de homologação de aposentadoria no Estado. Por isso, para alguns, há entendimento de que a aposentadoria seria ilegal, uma vez que o provento sai dos cofres públicos.

Desemprego
O IBGE divulga hoje dados do desemprego no 3º trimestre. No trimestre encerrado em setembro, a taxa de desemprego ficou em 11,8% (12,5 milhões de brasileiros).7 de 10 empregos mais difíceis de preencher estão no setor de tecnologia, mostra levantamento.

Novo Aeroporto de Sobral vai receber investimento de até R$ 61,8 mi
Edital de licitação para construção de pista, acesso e serviços complementares foi lançado ontem. Já a edificação do terminal de passageiros ficará para depois, em um segundo edital. Azul confirmou interesse em operar na cidade.  “A Azul tem o interesse de levar a aviação regional para todo o Brasil e Sobral, no Ceará, é um desses municípios que a empresa tem o interesse de operar”, informou a companhia por meio de nota. O aeroporto de Sobral é uma das prioridades do Governo do Estado e está inserido no plano de aviação regional. Além dele, também serão contemplados os terminais das cidades de Iguatu, Tauá, São Benedito e Crateús.

TJCE nega habeas corpus a gerente do Banco do Brasil preso por furto milionário
Dois gerentes do Banco do Brasil, acusados de participar de uma fraude milionária à Instituição em agosto deste ano, no Interior do Estado, continuam presos. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recusou um pedido de habeas corpus formulado pela defesa de um deles, Celso Luiz Grillo de Lucca, no último dia 12 de novembro. A defesa do preso afirmou que irá contestar a prisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Conforme a denúncia, o trio criou um débito na agência de General Sampaio e creditou o alto valor em uma conta-poupança em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo e em contas de familiares dos gerentes.

FUTEBOL; Brasil faz último amistoso no ano buscando espantar má-fase.
Após conquistar a Copa América em casa em julho, a Seleção acumula grande jejum sem vitória, e busca, hoje, diante da Coreia do Sul, encerrar o ano com resultado positivo, dando mais tranquilidade para Tite trabalhar em 2020. Jogo será logo mais às 10;30.

Desgaste em prédios
O fato chama atenção após acidentes ocorridos na capital. No interior, neste fim de ano  proprietários realizam  reformas  em residências  . No entanto, a interdição no  prédio  da antiga  prefeitura  na Av. Ruy Barbosa   é alvo de comentários pela situação de desgaste e sem  solução pelo tempo de paralisação.

2.730 novos casos de câncer de próstata devem ser registrados até o fim do ano
O mês de novembro é, anualmente, quando se reforçam os trabalhos de prevenção e conscientização contra o câncer de próstata. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta para a incidência da doença, o 2º tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás somente do carcinoma de pele. No Estado, 458 óbitos foram registrados até outubro de 2019. Em todo o País, ainda conforme o Inca, a estimativa é que se chegue a 68 mil novos casos de câncer de próstata no biênio 2018-2019, o que corresponde a sete novos casos diagnosticados por hora.