Mudanças na educação
Ainda sobre a  mudança na área da educação, um analista considera que o  prefeito  quer maioria  no seu  governo ao optar  pelo sindicalista Pablo Neves. Com isso,  mostra  disposição de ficar  em sintonia com trabalhadores sem alterar falas e ações. Mas tem  quem considere  o fato como arranjo politico. Pela sua competência,   cabe ao  indicado  justificar sua nomeação  para a importante missão.

Medida que autoriza o trabalho aos domingos e feriados vai ao Senado
Sem acatar nenhuma modificação ao projeto aprovado na noite de terça-feira (13), a Câmara dos Deputados concluiu ontem a votação da medida provisória 881, que simplifica a abertura de negócios no país e diminui a burocracia em empresas. O texto-base havia sido aprovado por 345 votos a favor e 76 contrários. A proposta manteve o repouso semanal em um domingo a cada quatro semanas. Se o empregador der folga em outro dia da semana, não precisa pagar o dobro por domingo ou feriado. O documento prevê ainda o ponto por exceção, no qual o registro do horário de trabalho só é feito quando fugir do habitual.

Ministro pode descontingenciar verba das universidades a partir de setembro
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, sinalizou com a perspectiva de que o bloqueio bilionário no orçamento das universidades e instituições federais pode ser revertido a partir de setembro. A informação foi divulgada na tarde dessa quarta (14) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os reitores estiveram, inclusive, reunidos, nesta semana, com o ministro, informou o Portal G1. Procurado pelo G1, o Ministério da Educação enviou uma nota na noite desta quarta sem confirmar se de fato prevê um descontingenciamento a partir do mês que vem. 

Câmara aprova projeto que pune abuso de autoridade
Juiz pode ser condenado por decretar prisão preventiva sem amparo legal. A Câmara aprovou projeto de lei que tipifica o crime de abuso de autoridade, impondo limite ao que parlamentares consideram excessos cometidos pelos três Poderes, com definição de pena para diversos delitos. O magistrado que decidir pela prisão preventiva sem amparo legal poderá ser condenado. Entidades de classe avaliam que o texto gera interpretações subjetivas que podem cercear juízes. Aprovação coincide com desgaste da Lava-Jato, após divulgação de conversas atribuídas a procuradores e ao ex-juiz Sergio Moro.

Assuntosnet quarta-feira, 15, de agosto de 2019. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares.

Bolsonaro se queixa de ‘devassa’ da Receita
O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que a Receita Federal fez uma “devassa’’ na sua vida financeira e na de parentes seus. As críticas vieram no momento em que o governo propõe transformar a Receita em autarquia, ideia criticada por auditores. Procurada, a Receita não respondeu.

Senado aprova saque do FGTS para pagamento de faculdade e de cirurgias,
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) um projeto de lei que permite o saque das contas do FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para pagamento de curso de nível superior e para a realização de cirurgias, exceto as estéticas.Se não houver recurso para votação em plenário, o texto segue direto para a Câmara, já que é terminativo. A alteração aumenta de 19 para 21 o número de possibilidades para saque das contas. Medida provisória editada pelo governo estabelece que, a partir de setembro, o trabalhador poderá retirar até R$ 500 de cada conta que tenha no fundo. Em 2020, entra em vigor nova regra que permite sacar parte do saldo FGTS anualmente. 

TRE julga improcedente ação contra deputado Nizo Costa
O Tribunal Regional Eleitoral julgou improcedente uma ação movida contra o deputado estadual Nizo Costa (PSB) que pedia a cassação do mandato. Ele estava sendo questionado por ter mudado de partido. Era do  Patriota e foi para o PSB. Por cinco votos a zero, a ação foi derrubada e o parlamentar continuará no exercício do seu mandato na Assembleia Legislativa.

Liberdade econômica avança
Aprovação da MP é positiva para o País não apenas pelas medidas nela contidas, mas por recolocar em destaque o tema dos entraves ao empreendedorismo.  

MEC vai trocar ensino integral por aluno em faculdade ociosa
A pasta anunciou que pretende acabar com programa de ensino integral. No lugar, passará a dar bônus em avaliação de universidades que cederem espaços para alunos do ensino básico estudarem no contraturno. Medida contradiz compromisso do governo feito em junho.

Abono PIS-Pasep: pagamento
Começa nesta quinta para nascidos em agosto.  Pagamentos irão até junho de 2020. Quem nasceu nos meses de julho a dezembro receberá o benefício ainda no ano de 2019. Já a   Receita  Federal paga hoje R$ 3,8 bi em restituições do 3º lote do Imposto de Renda.

Futuros professores
61% dos calouros de pedagogia ou outra licenciatura estudam a distância. Estudo divulgado nesta quinta-feira (14),  compara a expansão do EAD na formação de professores desde 2010 . relatório  mostra ainda  que a modalidade EAD tem qualidade inferior aos cursos presenciais. G1.


Att,
Thiedo Henrique Repórter da Rádio Mais FM Educativa e Jornal A Praça
TIM-Whats-(88)9900.7463 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome