Termina em 2 de agosto o prazo fixado por lei para que os municípios tenham planos de gestão de resíduos sólidos e eliminem os lixões.

Representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) pediu que o prazo para elaboração dos planos municipais de gestão de resíduos sólidos, que termina em agosto, seja prorrogado por mais um ano e que as prefeituras tenham mais três anos, a partir da finalização do plano municipal, para acabar com os lixões. Conforme Stranz, apenas uma pequena parcela dos municípios conseguirá finalizar os planos de gestão de resíduos sólidos e eliminar os lixões até 2 de agosto, prazo fixado pela Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre os problemas para fazer a ajuda chegar aos municípios, Ruy Barreira, da Funasa, apontou a baixa capacidade dos municípios até mesmo para acessar os mecanismos de solicitação de apoio técnico. E quando ocorrem capacitações, disse, muitas vezes o esforço se perde pela descontinuidade resultante do fim de mandatos nas prefeituras e nos governos estaduais. (Jornal do Senado)

 
Feliz sexta-feira ,04 de Abril de 2014. Seja bem-vindo(a) ao Assuntosnet! – Agradecemos sua leitura e comentários!

 
Insista

Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios. Continue andando e fazendo.

 
A voz das ruas, por Ilimar Franco        

O governo está melando a CPI da Petrobras porque não há um clamor da opinião pública pela investigação. Esta é a leitura dos mais antigos senadores da Casa. Estes dizem que a CPI tem o apoio de quem já era contra o governo, mas não dos que usufruem do Bolsa Família, da farra do crédito e do Minha Casa Minha Vida. A oposição esperneia, mas teme o risco de sua postura ser confundida com uma ação contra um patrimônio nacional.

Constrangimento

A oposição negocia com o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, antecipar seu depoimento para dia 9, próxima quarta-feira. A Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou sua vinda para o dia 16. O PSDB quer pressionar e constranger o presidente do Senado, Renan Calheiros, que marcou uma sessão do Congresso no dia 15.

O cabo eleitoral

O ex-presidente Lula é um grande eleitor no Nordeste. Pesquisas do Ibope, registradas pelo PMDB, revelam que o apoio de Lula aumentaria em 63% as chances de voto num candidato ao governo do Ceará e 58% no caso de Alagoas.

Pânico na CNA. Comissão nacional de agricultura

A Anvisa vai fazer uma revisão de todos os produtos que combatem as pragas que prejudicam a produtividade da agricultura.

Bancos deverão instalar dispositivo antifurto em caixas

Todas as instituições financeiras do país poderão ser obrigadas a instalar dispositivos antifurto em caixas eletrônicos que inutilizem as cédulas ali existentes em caso de abertura irregular.A proposta (PLS 527/2011), do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB, foto), foi aprovada ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator, senador Gim (PTB-DF), recomendou a aprovação por acreditar que o mecanismo que prevê a inutilização das notas deverá desestimular investidas criminosas aos terminais.        

Senadora Vanessa cobra regulamentação da PEC das Domésticas

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) reclamou em Plenário que a Emenda Constitucional das Domésticas (EC 72) completou um ano ontem sem que os direitos da categoria tenham sido regulamentados. A regulamentação é essencial para que os direitos desses trabalhadores possam sair do papel e virar realidade.  Ela disse que o Senado já fez a parte dele, aprovando em julho do ano passado o projeto que regulamenta os direitos previstos na emenda (PLS 224/2013 — Complementar), mas até hoje a proposta aguarda votação na Câmara.

Copa e menos folga

O governo federal desiste de dar folga aos servidores nos jogos do Brasil e anuncia que nessas datas o expediente acaba às 12h30.

Copa do Mundo

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou que 2.577.662 ingressos para os jogos da Copa do Mundo foram vendidos até agora. Somente na segunda fase de venda, foram 301.929 ingressos vendidos, dos cerca de 345 mil disponíveis.

Senador Acir Gurgacz defende projeto que regulamenta a profissão de radialista

A aprovação do projeto de lei da Câmara que regulamenta a profissão de radialista e prevê aposentadoria especial para a categoria foi defendida pelo senador Acir Gurgácz, do PDT de Rondônia. O contato com aparelhos de monitores de áudio e vídeo, a radiofrequência dos transmissores e as doenças nas cordas vocais e pulmonares são alguns dos problemas que, segundo o senador, justificam a concessão de aposentadoria especial para os radialistas.

Sucessão estadual 1

Apesar de ter negado, por mais de uma vez, ser candidata nas eleições deste ano, a secretária estadual da Educação, Izolda Cela (PROS), deverá se descompatibilizar, do cargo que ocupa no Governo do Estado, ficando liberada para concorrer a um cargo eletivo em outubro próximo.

Sucessão estadual  2

Em Limoeiro onde o governador cumpria agenda nesta quinta-feira ele passou mal. O governador Cid discursava sobre educação, quando um grupo de professores estaduais protestavam. Ele foi  atendido pela equipe do Samu, quando retornou para Fortaleza de helicóptero. Sobre a sucessão no Estado e a permanência ou renuncia do governo para garantir a candiatura do irmão Ciro Gomes, atual secretário estadual da Saúde, ao Senado Federal, Cid preferiu o silêncio e não se pronunciou.  Decisão ficou para o dia limite, que é hoje .Para deixar o irmão elegível ou ele mesmo poder disputar algum cargo eletivo no pleito deste ano, o governador Cid Gomes terá que renunciar ao mandato até o fim da tarde de hoje. Ele terá que encaminhar a carta-renúncia endereçada ao presidente da Assembleia.

Circulando (Opinião)

Se no momento não acontecer, a posteridade vai nos pedir explicações. Este é o sentimento   de quem  está a frente para cumprir ordens. E serve para os atos promovidos pela gestão contra os feirantes esta semana. Críticas já ocorreram nas desapropriações, aterro de lagoas e reformas de praças em nome do progresso. Pois há uma  necessidade para o município avançar em mobilidade urbana. Não fizeram antes e a medida  é antipática  que deve ser ingerida pelo gestor de plantão e para insatisfação dos atingidos. .Não vai ficar apenas neste setor. A sociedade precisa discutir  com dialogo, educação e sem fins eleitoreiros, o planejamento urbano e priorizar algumas demandas como saneamento básico e mobilidade urbana.

Câmara Municipal

Câmara municipal perde tempo com picuinhas,  e resulta em  racha e ciumeira. Nas redes sociais , o  povo pede transparência   e compromisso com as necessidade do município na saúde, educação,  segurança , combate a seca e  geração de renda. Para complicar, os vereadores  oposicionistas  enfrentam uma crise interna com a mesa diretora conforme os últimos acontecimentos registrados na imprensa local.

4 de abril: Dia do Parkinsonismo

O mal de Parkinson é uma doença neurológica que deve ser tratada para combater os sintomas e retardar seu progresso. É uma doença que atinge principalmente pessoas com mais de 60 anos. A doença de Parkinson possui um curso vagaroso, regular e sem rápidas ou dramáticas mudanças, em oposição a outras enfermidades. Os principais sintomas causados pela doença são tremores, rigidez muscular, lentidão dos movimentos, alterações na fala e na escrita. A doença não afeta a memória ou a capacidade intelectual do parkinsoniano e não é uma doença fatal, nem contagiosa. A doença de Parkinson é uma enfermidade que foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. E até os dias atuais as causas e a cura para a doença permanecem desconhecidas.

Chuvas inesperadas

A semana termina com chuvas inesperadas no município. Na comunidade de Barreiras dos Pinheiros, registrando mais de 140 mm. Na cidade, embora que em menor escala, foi o suficiente para causar transtornos a população na manhã desta  sexta-feira (04). Bom final de semana a todos!

*Silvani é bancário e radialista