Pagamento do servidor municipal
Gestão municipal iniciou o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais lotados na Secretaria da Educação, Ciência e Ensino Superior (SECES). Objetivando evitar aglomerações, o Banco Santander, instituição financeira que repassa o pagamento, informa ainda que os servidores evitem ao máximo a ida aos bancos ou a caixas eletrônicos, devendo priorizar operações financeiras nos aplicativos bancários. Conforme calendário, amanhã o pagamento destina-se aos aposentados e pensionistas.

Coronavírus faz Receita adiar para 30 de junho prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda
O secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, anunciou nesta quarta-feira (1º) a prorrogação do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) por 60 dias. Prazo era 30 de abril. Motivo do adiamento é a crise provocada pela pandemia do coronavírus. Até a última segunda, tinham sido entregues 8 milhões dos 32 milhões de declarações esperadas. A Receita ainda avalia se será mantido o prazo do primeiro lote da restituição, previsto para 30 de maio. De acordo com o último balanço divulgado pela Receita, em 30 de março, foram recebidas pelo órgão 8,1 milhões de declarações – cerca de 25% do total.

AssuntosNet quinta-feira, 02, de março de 2020. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses com notícias da imprensa, blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa Leitura!

Avanço da Covid-19
Brasil tem 244 mortos e quase 7 mil casos de coronavírus; Levantamento reúne dados de secretarias estaduais. Secretarias estaduais de saúde contabilizam 6.931 infectados em todos os estados e 245 mortos. Sergipe confirmou a primeira morte pela doença no estado. A vítima tinha 61 anos. Aqui no Ceará, registra 44 novos casos de Covid-19 e chega a 445 confirmações com 9 óbitos.

Ceará deve receber 18 mil testes rápidos para Covid-19
O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (1º), a distribuição dos 500 mil testes rápidos para diagnóstico de coronavírus no Brasil. Desse total, o Ceará irá receber 18.057 testes. Esse lote, segundo o Ministério da Saúde, é o primeiro de um total de 5 milhões de testes para o país adquiridos pela Vale e doados ao Governo Federal. O Ceará também receberá 2.280 testes de biologia molecular (RT-PCR), que é a testagem utilizada atualmente no Estado cujo resultado tem demorado até mais de 10 dias. A expectativa do Governo Federal é de que os estados estejam abastecidos com os testes rápidos até o fim da semana. O Ceará ainda aguarda a chegada de outros 50 mil testes rápidos, de um lote de 350 mil, adquiridos pelo Governo do Estado.

Redução de jornada e salário
O governo anunciou a medida provisória que permitirá a redução da jornada de trabalho com redução de salário. A MP faz parte das iniciativas para enfrentar a crise provocada pela pandemia de coronavírus. O custo previsto da medida é de R$ 51 bilhões. O programa deve atender a 24,5 milhões de trabalhadores. A redução poderá ser de 25%, 50% ou de 70% e vigorar por 90 dias. A votação do ‘orçamento de guerra’ na Câmara ocorrerá amanhã. Rodrigo Maia tentou votar texto-base, mas parlamentares pediram mais tempo para analisar texto.

Quem deve usar máscara?
O Ministério da Saúde ampliou a indicação e recomendou até a produção caseira. Essas proteções eram recomendadas somente para pessoas com sintomas e para profissionais da saúde. Agora, o Ministério faz ressalvas, mas diz que elas podem ser usada por toda a população.

Contas de Luz; Governo beneficiará 534 mil famílias de baixa renda
Estado do Ceará , governador assinou Decreto de Calamidade pública. O fato possibilita ao estado remanejar verbas . Um deles, deve desembolsar cerca de R$ 13,5 mi no custeio da conta de luz de famílias de baixa renda. Iniciativa, prevista para três meses, ainda depende da aprovação da Assembleia Legislativa. O projeto deverá ser totalmente gerido pelo Estado e pela Enel, tornando desnecessário o cadastramento da população para aderir ao programa. Procurada pela reportagem do DN, a Enel disse que não iria comentar o anúncio do governador. O presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, informa que a matéria sobre Calamidade Pública , será votada nesta sexta-feira.

Sistema de segurança
André Costa diz que afastamento de policiais por Covid-19 “não trouxe impacto”.mas dado é interno. Em nota, a SSPDS reafirma que não há comprometimento, até este momento, nos trabalhos policiais.

Janela partidária
A pandemia tem afetado o cenário politico impactando nas candidaturas .Observa-se que poucos pré-candidatos estão engajados na militância e debates internos.Na maioria das conversas , têm ocorrido principalmente de maneira virtual ou por ligações. A janela partidária, prazo de 30 dias estabelecido pela legislação eleitoral em que parlamentares municipais podem trocar de legenda sem risco de punição por infidelidade partidária, chega ao fim nesta sexta-feira, dia 3 de abril. Por outro lado, o TRE-CE estabelece requerimento virtual para pré-candidatos que irão transferir domicílio eleitoral. Após o requerimento, será necessário o comparecimento, em data e horário agendado, para entregar a documentação.

Esperança de boa safra
Com março fechando bem a quadra chuvosa, o prognóstico da Funceme aponta, a partir de agora, para possibilidades de 40% de chances de chuvas dentro e acima da média até maio. Segundo o órgão, a região Sul do Estado é a mais provável para chuvas em torno da média. O fato alivia a tensão provocada pela onda do novo coronavírus. Tudo pela safra.

MAIS FM 13 anos
Um projeto que uniu Comunicação e Ação Social se consolidou em nossa região. De parabéns, antigos e novos colabores. Graças a tecnologia e empreendedorismo do Dr Sá, o projeto através da FAJI, oportuniza bem estar aos jovens e profissionais que através da comunicação conquistou credibilidade junto aos milhares de ouvintes, anunciantes e parceiros. Parabéns!