2

Na informalidade
Desde o fim do ano passado, quando Cuba rompeu acordo com o Brasil em reação a críticas de Jair Bolsonaro (PSL), 2 mil profissionais cubanos do Mais Médicos decidiram permanecer no País diante da promessa de que não ficariam desamparados. Mas até agora não há perspectiva de que eles voltem a exercer a Medicina. Alguns viraram motoristas de aplicativo, vendedor de peixes ornamentais, dentre outras atividades.

Indústria de alta tecnologia do Brasil vive encolhimento
A indústria de alta tecnologia, que impulsiona a economia de países ricos, encolhe no Brasil antes de deslanchar. Somados, os cinco segmentos mais sofisticados, como o eletrônico, o automobilístico e o farmacêutico, entraram nos anos 1980 com fatia de 9,7% do PIB e chegaram em 2016 com 5,8%, segundo estudo de economista da USP.

Infraestrutura do país está sob risco de colapso

Uma ponte desaba em Belém, um viaduto cede em São Paulo, o BRT carioca em estado precário. O investimento em infraestrutura, hoje, não cobre nem a manutenção, dizem especialistas. Só para evitar a deterioração, seria necessário aplicar 1,9% do PIB. Em 2018, o aporte foi de 1,69%. As cidades apresentam outra face neste período de chuvas também.

À espera de ajuda federal, estados temem guerra fiscal
Como o programa de ajuda aos estados em discussão no governo federal limita incentivos fiscais para atrair empresas, governadores que precisam do socorro temem perder investimentos para os que estão em melhor situação, como São Paulo, que anunciou pacote de incentivos a montadoras.

Invasões de terra caem no início do novo no governo
Nos cem primeiros dias de governo, o Incra registrou apenas uma invasão de terra no País – no mesmo período de 2018, foram 43. Além do impacto do discurso de “criminalizar” movimentos, as organizações sociais estão sem dinheiro.

Marcado para quarta-feira, o Dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária deverá ter só marchas, venda de produtos e debates.

Mortes em rodovias caem 21,7% após a instalação de radares
Levantamento considera os trechos de estradas federais onde estão os dispositivos, alvos de ataques de Bolsonaro apontas levantamento data folha. O cálculo considera as ocorrências no quilômetro da estrada em que se encontra a lombada eletrônica. Os dados, apurados de 2007 a 2018, apontam ainda redução de 15% no índice de acidentes nos locais.

‘Centrão’ quer adiar debate sobre Previdência na CCJ, previsto para hoje
Partidos querem discutir, primeiro, proposta que eleva gastos obrigatórios do governo. Um dado interessante, só PSL e Novo decidem votar em bloco a favor na Previdência. Comissão analisa se proposta de Bolsonaro está de acordo com a Constituição. Partidos do ‘Centrão’ querem que CCJ discuta, primeiro, PEC que aumenta gastos obrigatórios do governo.

Conversa conserta tudo, diz Guedes sobre Bolsonaro
“Se ele eventualmente fizer algo que não seja razoável, tenho certeza de que conseguimos consertar”, afirma ministro da Economia, um dia após presidente admitir que mandou cancelar alta do diesel. Paulo Guedes, disse que “o presidente já reconheceu que não entende muito de economia”, e que, se ele fizer algo “que não seja muito razoável”, “uma conversa conserta tudo”.

Futebol
Uma escrita individual que marcava as trajetórias de Rogério Ceni e Lisca em Clássicos-Reis finalmente foi desfeita, mas pelo lado de apenas um deles. O técnico do Fortaleza finalmente venceu o seu primeiro clássico, após seis tentativas frustradas desde 2018. A vitória por 2 a zero dá vantagem e também aproximou muito o Tricolor do Pici do título Cearense. Agora, somente uma derrota por dois gols de diferença na segunda partida, que será disputada no dia 21, tira o troféu das mãos do ex-goleiro.

Governador Camilo Santana disse que vai pavimentar acesso ao santuário Mãe Rainha em Cariús
O governador Camilo Santana, em recente visita à cidade de Cariús, atendeu à solicitação de movimento católico local e do pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, Iranildo Reis, de realizar obra de pavimentação de acesso ao santuário paroquial dedicado à Mãe Rainha Vencedora Três Vezes Admirável Schoenstatt. É o primeiro espaço da diocese de Iguatu dedicado ao movimento mariano e que tem por objetivo ser um lugar de peregrinação no município.Conforme o DN, no Ceará há santuários dedicados à Mãe Rainha Admirável em Sobral, Crato e Mauriti. Cariús é o mais recente.

Semana Santa
Celebração de Domingos de Ramos abre ritos católicos e marcam inicio da Semana Santa .O bispo da Diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, na missa de Domingo de Ramos celebrada na Catedral de São José lembrou que o período deve ser vivenciado pelos católicos com momentos de reflexão, orações, jejum, penitência, e não como um grande feriado festivo.

Candidatura de André Fernandes foi incentivada por Bolsonaro
O deputado estadual André Fernandes (PSL) mais jovem e mais votado, e representante da região centro sul, diz preferir se comunicar diretamente com seus eleitores pelas redes sociais. Segundo ele, o uso da tribuna do plenário da Assembleia Legislativa do Ceará é muito restrito. Além disso, sofre restrição da base aliada do governo. “No plenário não tenho vez, não tenho voz, então uso as redes sociais, onde o público é bem maior”, disse ao jornalista Luciano Clever. “Foi o próprio Bolsonaro quem pediu para eu me candidatar”, revelou.

Ipea: número de aposentadorias rurais é maior que população declarada
A esperança de vida e as condições de saúde dos trabalhadores rurais não justificam idade inferior para obter a aposentadoria na zona rural. Cerca de nove em cada dez aposentadorias rurais (87%) foram concedidas por via judicial. Há mais benefícios pagos nas áreas rurais do que a população residente em idade de receber aposentadoria.

Saneamento que faz falta (FOTO)
Tudo começa com a falta de recursos e impacta em outros fatores. A chuva passa, mas ficam as consequências nos bairros iguatuenses onde não há saneamento básico. Mas para chegar rede de esgotamento sanitário aos bairros, é preciso paciência por parte da população que aguarda ao longo dos anos , mesmo tendo uma legislação ambiental. Um tema antigo, mas volta á tona a cada chuva que banha a cidade. Gestores se esforçam mas pouco realizam diante desta demanda.

Congresso obtém aprovação de 22%, segundo Datafolha
Patamar registrado é o maior na comparação com 2007 e 2015, quando o instituto fez medição semelhante. A maioria, porém, ainda tem visão negativa de senadores e deputados: 41% julgam que sua atuação é regular, e 32% a classificam como ruim. Qual seria o nível de aceitação junto ao deputado estadual e o vereador ?