“Com ‘mão’ direita”, a equipe da Associação Cultural e Esportiva Basquete Iguatu – ACEBI estreou no LXVII Campeonato Cearense de Basquete Série A1, após vitória sob o Dias Macedo Branco Júnior – DMB Jr por 56 a 51 no último dia 14. A competição é chancelada pela Federação Cearense de Basketball – FCB e pela primeira vez contou com a participação de um time iguatuense.

A partida foi válida pela primeira fase da competição. Restam seis jogos da mesma fase, todos na capital cearense. Ainda não foi marcada pela FCB a data do próximo jogo da equipe. “Apesar de possuirmos sete anos como equipe, levar o esporte é sempre um grande desafio. Desde a adolescência esse grupo mantém viva a chama de levar o nome do esporte e da cidade pro lugar mais alto. Ainda há necessidade de apoio, seja do poder publico ou mesmo de empresários, considerando que os custos de hospedagem e alimentação foram custeados pelos próprios atletas, por puro amor ao esporte”, contou Túlio Thiago Holanda, desportista e atleta da ACEBI.

Apoio e parcerias

A Associação Cultural e Esportiva Basquete Iguatu – ACEBI foi fundada em 2012 por amigos por necessidade de praticar o esporte em um nível mais elevado. Desde então a ACEBI é a única representante da modalidade esportiva no município. O Basquete Iguatu sobrevive através de parcerias esporádicas.

Para esse jogo de estreia a equipe teve o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Juventude, com o transporte para o deslocamento até a capital cearense, além do apoio do empresário Edson Artcore. Mas ainda há a incerteza da continuidade da equipe no torneio se o apoio não for assegurado para o restante da competição.

Times da capital e do interior como All Star, Basquete Cearense, DMB, DMB Jr. EBN, Maracanaú e Relax, além de Iguatu, disputam o título da edição de número 67. Os dois melhores times da competição garantem vaga na Série A 1 Especial.

Homenagem

Bismark Lopes, Marcos Eduardo, Jacó Martins, Bráulio Nogueira, Ramon Paiva, Caio Firmino, Reinaldo Silva, José Fanuel, Caio Charles, Túlio Thiago, Everton Lucas e Bérgson Nogueira compuseram a ACEBI na estreia da competição. No dia em que ficou na história do desporto da cidade, os atletas homenagearam Renan Kaíque (in memoriam) levando a camisa com o número ‘15’ e o nome dele. O jovem, que faleceu vítima de acidente de trânsito, participava das competições junto de seus companheiros de time.