Brasil

Brasil é certificado pela OMS como país livre da elefantíase

Na segunda-feira (11), o Brasil foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como país livre da filariose linfática, conhecida popularmente como elefantíase.

Published

on

Na segunda-feira (11), o Brasil foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como país livre da filariose linfática, conhecida popularmente como elefantíase. O documento foi entregue ao governo brasileiro durante uma cerimônia na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília.

O diretor da Opas, Jarbas Barbosa, destacou que eliminar uma doença é um grande esforço, pois muitas estão ligadas à pobreza, criando um círculo vicioso. “Os mais pobres adoecem mais, e, quando adoecem, ficam ainda mais pobres. Perdem produtividade, a família tem mais despesas para tratamento e reabilitação”, explicou.

Em seu discurso, Barbosa afirmou que erradicar doenças deve ser uma prioridade ética e moral. “Não é apenas sobre saúde pública. Se temos as ferramentas para eliminar uma doença, devemos identificar as pessoas afetadas, entender as barreiras existentes e desenvolver novas estratégias”, disse.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que doenças como a filariose linfática refletem e reforçam as desigualdades sociais e as condições de pobreza. “São causas e efeitos ao mesmo tempo. Por isso, este momento é tão especial.”

“A dedicamos este certificado às pessoas afetadas pela filariose linfática. Esperamos resgatar uma dívida histórica, cuidando para que doenças da pobreza, que na verdade são doenças da omissão e falta de cuidado, não prevaleçam”, acrescentou a ministra.

EM ALTA

Sair da versão mobile