Mundo
Buraco negro criado em laboratório confirma teoria de Stephen Hawking
Enquanto a ciência avança, os mistérios que envolvem os buracos negros começam a ser revelados. Lá em 1974, o físico Stephen Hawking teorizou uma hipótese de que a radiação poderia escapar desses buracos sugadores de luz e partículas. Agora, quase 40 anos depois, uma pesquisa publicada na Nature confirmou a teoria e mostrou que, de alguma maneira, é possível escapar dessa região espacial em que “tudo” é engolido.
Sabe como isso foi descoberto? Os pesquisadores da Technion-Israel Institute of Technology, conduzidos pelo cientista Jeff Steinhauer, criaram um buraco negro sônico — como indicado pela Wired, é uma analogia comumente usada, já que ele não engole o laboratório em que é criado.
O buraco negro sônico foi desenvolvido em um condensado de Bose-Einstein — um estado no qual os bósons de gás são resfriados para perto de zero absoluto. Então, em estado quântico, os cientistas manipularam esse conglomerado de átomos frios por meio de uma armadilha magnética e, por fim, para transformá-lo neste buraco negro de som, utilizaram um laser de grande diâmetro.
Para ver todos os detalhes técnicos, clique aqui.
Fugindo do horizonte
Para mimetizar de maneira mais próxima do real, Jeff Steinhauer levou sete anos para aperfeiçoar essa técnica. Como resultado, ele observou que os fônons (menores pacotes de energia sonora) estavam vazando do “horizonte de eventos” do buraco negro — da mesma maneira que Stephen Hawking havia teorizado em 1974.
Caso você não saiba, o “horizonte de eventos”, que é popularmente conhecido entre a comunidade física como o ponto de não retorno, é uma fronteira teórica ao redor de um buraco negro a partir da qual a força da gravidade é tão forte que nada escapa, nem mesmo a luz. Isso acontece porque a velocidade da luz, por exemplo, é inferior à velocidade de escape do buraco negro.
“Nós vimos uma distribuição térmica da radiação, estimulada por flutuações de vácuo quântico”, disse Jeff. “Isso confirma a predição de Hawking sobre a termodinâmica do buraco negro. Essa confirmação ainda pode render um Prêmio Nobel para Stephen Hawking.
Fonte: Tecmundo
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

