Ceará
Cancelamento de vestibular para pessoas trans na Unilab, no Ceará, motiva ação pública contra a União
Uma ação civil pública contra a União foi protocolada nesta quinta-feira (8) motivada pela suspensão do edital do vestibular da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) que seria destinado a pessoas transexuais e transgêneros.
A parte requerente pede R$ 1 milhão por dano moral coletivo por conta do cancelamento da prova. A indenização seria revertida em ações afirmativas voltadas ao movimento LGBT.
O Mec informou que ainda não tem conhecimento inicial sobre a ação.
Cancelamento
O vestibular foi cancelado no dia 16 de julho, um dia depois da abertura das inscrições. O presidente Jair Bolsonaro publicou, por meio de redes sociais, que “com intervenção do MEC, a reitoria se posicionou pela suspensão imediata do edital e sua anulação a posteriori”.
A Unilab expressou que houve o entendimento de que o edital do vestibular vai de encontro à Lei de Cotas e aos princípios da razoabilidade, proporcionalidade e da ampla concorrência em seleções públicas.
Contudo, reiterou que o processo seletivo era dedicado à ocupação de vagas ociosas, que não foram preenchidas nos outros editais regulares da instituição, ou seja, baseados no Enem/Sisu. A Unilab havia ofertado 120 vagas em 15 cursos nos seus três campi, dois no Ceará e um na Bahia.
A ação foi protocolado na 8ª Vara de Justiça Federal pelo advogado Paulo Iotti, integrante do Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero. Também assinam o texto a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais).
Fonte: G1 CE
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

