Brasil
Ceará apresenta projeto de câmeras corporais no sistema penitenciário em reunião nacional

O sistema penitenciário do Ceará adotou uma inovação tecnológica para aumentar a segurança e a transparência nas suas unidades prisionais. Trata-se das câmeras corporais, que são dispositivos acoplados aos uniformes dos policiais penais e que registram as suas ações e interações.
A iniciativa é pioneira no Brasil e começou como um projeto piloto no final de 2020. Hoje, todas as unidades penais do estado contam com as câmeras corporais, que permitem o monitoramento em tempo real das atividades dos policiais penais, bem como a gravação de imagens, sons e comunicações por rádio.
O sucesso da experiência cearense chamou a atenção de outros estados e do governo federal, que quiseram conhecer mais sobre o funcionamento e os benefícios das câmeras corporais. A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) do Ceará foi convidada a apresentar o seu projeto durante uma reunião do Consej (Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária) em Brasília, no início de setembro.
Na ocasião, a SAP mostrou aos demais secretários como as câmeras corporais são utilizadas nas unidades penais do Ceará, com transmissão ao vivo das imagens captadas pelos equipamentos. A apresentação foi elogiada pelos participantes, que viram nas câmeras corporais uma ferramenta importante para a gestão penitenciária.
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – O prefeito Roberto Filho pagou 13º
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/02/2025
-
Videos3 dias atrás
Iguatu programa esquema de vacinação para dengue
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/02/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/02/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 03/02/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/02/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/02/2025