Connect with us

Ceará

Ceará concentra quase 10% dos casos de Covid-19 em indígenas no Brasil

Publicado

on

O Ceará é o estado do Nordeste e o segundo do território nacional em número de casos de Covid-19 em povos indígenas, segundo boletim da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), desta quinta-feira (28). Em um intervalo de 24 horas, o estado registrou aumento de nove casos confirmados da doença, chegando a 110 notificações, o que representa 9,83% do total de confirmações de todo o território nacional nessa população – 1.119 casos. Em número de infectados, o Estado fica atrás, apenas, do Território Indígena do Alto Rio Solimões (319), na região Norte.

Para Weibe Tapeba, assessor jurídico da Federação de Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e integrante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Indígenas do Brasil, apesar do número já preocupante, a subnotificação mascara uma realidade ainda pior.

“Estamos aguardando confirmação de seis óbitos. Todas as declarações estão saindo com insuficiência respiratória, falência múltipla dos rins, mas não sai como Covid-19 porque está demorando a sair o resultado das contraprovas”, avalia.

Weibe também questiona o protocolo que vem sendo adotado para testagem. “A Sesai, através do Dsei Ceará (Distrito Especial de Saúde Indígena), adotou a estratégia de fazer os testes somente em pacientes com sintomas e que apresentam alguma comorbidade. Quem apresentar os sintomas e não tiver uma doença pré-existente não é testado. Vai ter uma subnotificação muito grande por conta disso. O pior é que, caso os sintomas evoluam, esses pacientes perdem a chance de serem tratados ainda no começo”, lamenta.

Propagação

Estima-se que o Ceará possua mais de 35 mil indígenas, segundo a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS).

Em Informe Epidemiológico divulgado pela Sesai na terça-feira (26), com base em dados até 23 de maio, a situação do Ceará preocupa pela quantidade de confirmações por proporção de habitantes. Segundo o documento, a taxa de incidência da doença no estado é mais que duas vezes superior à média nacional – de 103 casos para cada 100 mil habitantes. No Ceará, esta taxa chega a 249 casos para cada 100 mil habitantes.

Diante dos números, Weibe Tapeba cobra medidas mais enérgicas dos órgãos de proteção para barrar o avanço do vírus. “Enquanto o Amazonas tem uma ala toda em um hospital de campanha para pacientes indígenas com Covid-19, aqui eles querem esconder a existência dos casos. Pelo que temos escutado das lideranças indígenas, tem casos de comunidades onde a infecção é generalizada”.

As cidades de Caucaia (40), Itarema (26) e Maracanaú (8) concentram o maior número de casos no estado. Dos 15 municípios com Territórios Indígenas no Ceará, somente 6 (Novo Oriente, Acaraú, Itapipoca, Boa Viagem, Poranga e São Benedito) não tiveram casos confirmados da doença. Destes, porém, São Benedito, Boa Viagem e Poranga têm um caso suspeito, cada. Em Itapipoca, por exemplo, as lideranças mantém uma barreira sanitária para evitar a propagação do vírus na aldeia.

Óbitos

Oficialmente, a Sesai já confirma dois óbitos em decorrência da doença. Uma vítima foi a agente indígena de saúde, da etnia Tabajara, em Monsenhor Tabosa. Já o outro é um pitaguary, de 53 anos, que faleceu em 2 de maio, em Maracanaú.

Outras seis mortes, no entanto, seguem em investigação. Segundo a Fepoince, o Anacé, Cleilson de Lima, de 50 anos, faleceu com insuficiência respiratória nesta segunda-feira (25) após quatro dias internado no Hospital Municipal de Caucaia, na Grande Fortaleza. Segundo nota da instituição, o Anacé era “um grande defensor dos direitos territoriais” e “mantinha forte ligação com as questões ambientais”, pontua a instituição.

Já no domingo (24), Zeza Pitaguary, como era conhecida a indígena Maria dos Santos Gonçalves, de 72 anos, faleceu em casa, em Maracanaú, também por insuficiência respiratória.

Segundo Weibe, os dois realizaram testes para saber se estavam com Covid-19 e as famílias aguardam resultado. Ainda conforme ele, familiares de outros dois indígenas que vinham apresentando quadro respiratório e faleceram em suas casas tiveram problemas no transporte dos corpos. “Muita gente sofrendo nos casos dos óbitos em casa. Tivemos um caso desses na comunidade da Jandaiguaba (em Caucaia), e os Pitaguary (em Maracanaú) passaram pela mesma situação neste último final de semana”, lamenta.

As vítimas tinham 69 e 92 anos, respectivamente. Segundo Weibe, as famílias tiveram que custear o traslado dos corpos, contratando serviços funerários particulares, “pagando taxas altíssimas, sendo que esse tipo de serviço faz parte da Política Nacional e deve ser um serviço gratuito prestado pelos municípios”, argumenta.

Em nota, a Prefeitura de Caucaia disse que o indígena (de 69 anos) faleceu no Hospital Municipal da cidade, em 19 de março, e que a família não possuía plano funerário particular. “O Departamento de Serviço Social do Hospital acionou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) para fazer a remoção do corpo por meio da empresa funerária que possui convênio com o Município”. A Prefeitura ressaltou que, quando uma pessoa não possui plano funerário e falece dentro de casa por causas naturais, durante o final de semana, deve-se entrar em contato com o Serviço Social do Hospital Municipal.

Avanço

O primeiro caso de Covid-19 em indígenas no Ceará, confirmado pela Sesai, foi em 20 de abril. De lá para cá, o estado vem apresentando uma crescente preocupante e ainda possui dezenas de casos suspeitos em seu território. Em abril, o G1 mostrou que o povo tradicional enfrenta problemas históricos e estrutural que que foram potencializados na pandemia.

Conforme boletim do órgão, 69 indígenas estão nesta situação, ou seja, saíram da aldeia e retornaram nos últimos 14 dias de algum lugar com transmissão local ou comunitária e apresentaram sintomas respiratórios; ou não saíram da aldeia mas tiveram contato próximo com caso suspeito ou confirmado nos últimos 14 dias, apresentando sintomas respiratórios em seguida. Outros 33 indígenas já apresentaram cura clínica para a doença.

Por conta do avanço do vírus nos territórios tradicionais, esta semana, a Defensoria Pública do Estado e a Defensoria Pública da União emitiram recomendação cobrando medidas urgentes para garantir a segurança alimentar e saúde dos povos indígenas do território cearense. As cobranças foram repassadas à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Secretaria de Proteção Social (SPS), Secretaria de Saúde Indígena no Ceará e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Na ocasião, a supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, defensora Mariana Lobo, ponderou que os desafios históricos dos povos indígenas têm sido potencializados durante a pandemia. “O primeiro deles é a invisibilidade. Eles têm dificuldade tanto na perspectiva da subsistência quanto na perspectiva de uma política pública mais consolidada. Há uma completa ausência de política nacional por parte da Sesai. A situação requer um plano de contingência voltado especificamente para eles, que têm vulnerabilidades bem mais acentuadas”, avaliou a representante.

As defensorias cobram, no parecer, “o fornecimento e distribuição de cestas básicas, e produtos de higiene pessoal e limpeza para as aldeias, além da inclusão das famílias indígenas no Cadastro Único (CadÚnico)”. Ao todo, foram 16 recomendações que envolvem desde a criação de um comitê de emergência para combate à fome até a testagem prioritária para os povos indígenas, mesmo nas localidades mais distantes.

Demandados, Sesai, Secretaria de Proteção Social e Prefeitura de Maracanaú não se manifestaram. A Sesa informou que “recebeu a notificação da Defensoria Pública e a mesma será respondida”.

Já a Funai disse, em nota, que “tem apoiado as ações emergenciais de segurança alimentar” e a “realização de barreiras sanitárias” nos territórios indígenas, porém, não informou em detalhes quais ações desempenhadas no Ceará.

Fonte: G1 CE

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará12 horas atrás

Expocrato 2024 inicia montagem de megaestrutura

Noticias18 horas atrás

Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil

Noticias18 horas atrás

Mulher é arrastada por correnteza do Rio Jaguaribe, ao tentar atravessar passagem molhada

Ceará18 horas atrás

Aproximadamente um em cada três domicílios cearenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar

Videos20 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Iguatu2 dias atrás

Processo de Degradação Ambiental Ameaça a Lagoa da Bastiana em Iguatu

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Noticias4 dias atrás

Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe

Videos4 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Noticias7 dias atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias7 dias atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu7 dias atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil7 dias atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo7 dias atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Noticias7 dias atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará7 dias atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 semana atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 semana atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Ceará1 semana atrás

Governador do Ceará se reúne com ministro de Minas e Energia sobre reclamações contra a Enel

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Colunas1 semana atrás

DIREITO E CIDADANIA: A CACHORADA E A SAÚDE PÚBLICA

Noticias1 semana atrás

Mulher foi conduzida à delegacia após levar um idoso morto em uma cadeira de rodas para tentar obter um empréstimo de R$ 17 mil

Ceará12 horas atrás

Expocrato 2024 inicia montagem de megaestrutura

Noticias18 horas atrás

Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil

Noticias18 horas atrás

Mulher é arrastada por correnteza do Rio Jaguaribe, ao tentar atravessar passagem molhada

Ceará18 horas atrás

Aproximadamente um em cada três domicílios cearenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar

Videos20 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Iguatu2 dias atrás

Processo de Degradação Ambiental Ameaça a Lagoa da Bastiana em Iguatu

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Noticias4 dias atrás

Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe

Videos4 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Noticias7 dias atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias7 dias atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu7 dias atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil7 dias atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo7 dias atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Noticias7 dias atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará7 dias atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 semana atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 semana atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Ceará1 semana atrás

Governador do Ceará se reúne com ministro de Minas e Energia sobre reclamações contra a Enel

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Colunas1 semana atrás

DIREITO E CIDADANIA: A CACHORADA E A SAÚDE PÚBLICA

Noticias1 semana atrás

Mulher foi conduzida à delegacia após levar um idoso morto em uma cadeira de rodas para tentar obter um empréstimo de R$ 17 mil

Videos20 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 16/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 15/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 15/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 12/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 11/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 04/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/04/2024

EM ALTA