Com o Castelão lotado, o Ceará foi derrotado pelo Corinthians por 1 a 0 na penúltima rodada na Série A e despedida da equipe atuando como mandante. O gol de Gustavo, ex-Fortaleza, no segundo tempo, deixa o Vovô em situação crítica na tabela, podendo entrar na zona de rebaixamento caso o Cruzeiro vença o Grêmio nesta quinta-feira, 5, fora de casa.

Com o revés, o Alvinegro do Porangabuçu passa a secar o Cruzeiro para depender apenas de si na última rodada, quando enfrenta o Botafogo, no Rio de Janeiro, neste domingo, 8. Se os mineiros não vencerem o Grêmio, o Ceará segue fora da zona de rebaixamento com dois pontos (vantagem atual) ou um de diferença, dependendo do resultado.

A derrota frustra o torcedor alvinegro, que lotou o Castelão e criou a atmosfera de apoio necessária para motivar o time. Uma vitória ou um empate poderia concretizar a permanência do Ceará nesta quinta. Entretanto, o resultado desejado não veio por causa do segundo tempo desastroso do Ceará, consequência de escolhas equivocadas do treinador Argel Fucks.

Na primeira etapa, os donos da casa travaram duelo equilibrado com os paulistas. Em 45 minutos, só uma chance clara para cada lado. Ricardinho cobrou falta perigosa, mas Cássio salvou o Corinthians. Janderson foi protagonista da melhor jogada dos visitantes, porém, Brock tirou quase em cima da linha.

No intervalo, Argel sacou Felipe Baxola, um dos melhores atletas do Ceará nesta reta final de campeonato, para a entrada de Felippe Cardoso. Lima, que já tinha cartão amarelo por falta no primeiro tempo, foi imprudente em dividida e levou o segundo amarelo, sendo expulso.

Com um a menos, o técnico Dyego Coelho colocou Gustavo no lugar de Ramiro. A substituição foi decisiva. O centroavante entrou e acertou cabeceio no fundo das redes depois de quatro minutos em campo, garantindo o triunfo do Timão.

Antes do gol, Argel promoveu a entrada de Mateus Gonçalves no lugar de Leandro Carvalho. Chico também entrou na partida quando o placar ainda estava inalterado, logo após a expulsão de Lima. O meia-atacante substituiu o centroavante Felippe Cardoso, que jogou 34 minutos no segundo tempo.

Ficha técnica:

Ceará 0 x 1 Corinthians

Ceará

4-2-3-1: Diogo; Samuel, Luiz Otávio, Brock e João Lucas; Fabinho e Ricardinho; Leandro (Mateus), Baxola (F. Cardoso) (Chico) e Lima; Thiago Galhardo. Téc: Argel Fucks

Corinthians

4-2-3-1: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Carlos; Gabriel (Ralf) e J. Urso (Clayson); Janderson, Ramiro (Gustavo) e Mateus Vital; Boselli. Téc: Dyego Coelho

Gol: 36MIN/2T – Gustavo (Corinthians)

Data: 4/12/2019

Horário: 19h30min

Local: Castelão (CE)

Árbitro: Rafael Traci (SC)

Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Johnny Barros de Oliveira (SC)

Cartões amarelos: Lima, João Lucas, Fabinho (CEA); Gabriel, Manoel, Clayson e Carlos (COR)

Fonte: O Povo