Noticias

Ceará é um dos quatro estados brasileiros com as maiores incidências de câncer de mama

Published

on

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Ceará é um dos quatro estados brasileiros com as maiores incidências de câncer de mama, registrando uma taxa de 54,1 casos a cada 100 mil habitantes em 2022. Apenas Santa Catarina (74,8), Rio de Janeiro (70,5) e São Paulo (56,3) apresentaram taxas mais elevadas. A taxa nacional de incidência é de 41,8 casos anuais a cada 100 mil habitantes. O estado com a menor incidência é o Amapá (20,0). A região Sudeste apresenta a maior incidência (52,8), seguida pelo Centro-Oeste (47,3), Nordeste (42,1), Sul (41,0) e Norte (27,7).

Os diferentes níveis de incidência podem ser explicados por diversos fatores. O médico radioterapeuta do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), Igor Veras, afirma que o aumento da incidência da doença está ligado a fatores comuns em todos os estados do Brasil, que muitas vezes têm relação com mudanças no estilo de vida ao longo dos anos. Por exemplo, as mulheres optam por ter a gestação em uma idade mais tardia, o que pode aumentar a probabilidade de ter câncer de mama. A diminuição da prole, com as mulheres tendo menos filhos hoje em dia, também contribui. Além disso, o tabagismo e o consumo de álcool são fatores de risco para a doença. A obesidade é apontada como um dos principais fatores.

Luiz Porto, coordenador do Comitê Estadual de Controle de Câncer do Ceará, destaca que deve-se levar em conta ainda o aumento da expectativa de vida da população, uma vez que o câncer é uma doença do envelhecimento. Ele observa que o Sudeste estar no topo do ranking de incidência tem relação com esse aspecto. “O Ceará tem tido um ganho de expectativa de vida nos últimos 75 anos muito significativo, então à medida que a população vai envelhecendo, vai tendo mais chance de ter câncer de mama”, explica.

EM ALTA

Sair da versão mobile