Nesta quinta-feira e sexta-feira, a secretaria de Saúde e o Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, em Cedro, promovem encontros com representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), professores, gestores, lideranças religiosas, estudantes e população em geral. O objetivo é traçar metas para o efetivo combate transmissor da dengue, chikungunya e zika.

As ações da Prefeitura com vistas ao combate diário ao Aedes aegypti têm praticamente zerado o número de casos no município. Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, “esse é um trabalho contínuo, pois se trata de garantir saúde, cuidar de vida. A parceria da Universidade Federal do Ceará está cada vez mais forte; o aplicativo criado pela UFC vem sendo utilizado pela população e pelos nossos profissionais em campo”.

A criação do Comitê Municipal Intersetorial, a melhor qualidade da vigilância das arboviroses, a cobertura mínima de 80% dos imóveis do município e a classificação dos índices de infestação predial foram algumas das intervenções da Prefeitura. O Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa/LIA) e o lançamento do Plano Municipal de Ações para 2018 merecem destaque.

Cedro é um dos municípios beneficiados pelo governo do Estado com recursos para o combate às arborivoses. Foram investidos R$ 10 milhões em ações de combate ao mosquito transmissor.

Programação das ações

Dia 08 – quinta-feira

14h às 16h – Apresentação do Projeto Aedes em Foco

Local: Auditório do IFCE Campus Cedro

Público: Gestores, Professores e Alunos das Escolas Municipais de Cedro, Alunos do IFCE Cedro, equipe gestora das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social do Município, Assistentes Sociais dos CRAS.

16h as 17h – Reunião sobre estratégias de engajamento da comunidade escolar junto ao Projeto Aedes em Foco

Local: Sala de Aula do IFCE Cedro (capacidade mínima de 30 pessoas)

Público: Gestores da Secretaria de Educação, coordenadores de escolas e atores estratégicos do Setor Educacional

Dia 09 – sexta-feira

8h às 10h30 – Reunião com lideranças religiosas de Cedro

Local: Auditório do SENAC

Público: Lideranças religiosas que trabalham junto às comunidades do município (pastorais etc.)

8h30 – 10h30 – Reunião com grupo da gestores e profissionais da Secretaria de Assistência Social do Município de Cedro.

Local: Sala de Aula do SENAC