Iguatu
Chuva em fevereiro ultrapassa média histórica no Iguatu
Cumprindo o primeiro prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva no mês de fevereiro ficou 30% acima da média histórica no estado do Ceará e na cidade de Iguatu. Segundo o supervisor da unidade de tempo e clima da Funceme, Davi Ferran, esse volume é resultado da atuação da zona de convergência intertropical e das boas condições atmosféricas e oceânicas atuais.
O meteorologista adiantou os números com relação às precipitações que banharam a cidade nos meses de janeiro e fevereiro. “Em Iguatu, em janeiro, a média historia é de 124mm, mas foram observados 105mm, ficando 15% abaixo. Em fevereiro, foi melhor. Eram esperados, conforme o histórico, 144mm, mas registraram-se 191mm, 32% acima da média”, adiantou.
A zona de convergência intertropical é o principal sistema meteorológico que atua no Ceará entre os meses de fevereiro e maio, que formam a chamada quadra invernosa. “Isso [o fenômeno] foi causado, a partir do carnaval, da zona que favoreceu chuvas acima da média na maioria das cidades do interior do cearense”, explicou.
Iguatu possui cinco postos de coletas de informações de dados pluviométricos da FUNCEME, em apenas um deles, no distrito de Barro Alto, ficou com 67 % abaixo da média numérica prevista. Davi explicou a disparidade em relação aos demais postos. “Dificilmente vai chover igual em todas as localidades. A chuva é variável. Mesmo numa curta distância de dois quilômetros, pode ter uma variação na quantidade chovida. Isso é característica do fenômeno chamada de ‘Chuvas Convecutivas’”, disse.
Embora abundantes, as precipitações ainda não significaram aporte nos principais reservatórios do estado, mas formam uma etapa importante para isso, explica Davi. “Pra ter aporte não basta um mês com chuvas intensas. É necessário dois meses consecutivos com médias de 400m, a exemplo do que ocorreu em 2004”, afirmou.
Apesar de o órgão não prever o volume de chuva por mês, a expectativa é que de março, considerado o mais chuvoso do ano, também haja precipitações acima da média histórica do estado, de 203mm. “Historicamente março é o mês em que mais chove, sempre ressaltando que a FUNCEME não faz previsões mensais e sim semestrais”, finalizou.
Conforme o órgão, foi registrada uma média de 154mm, no Ceará, quando a média histórica é 118mm.
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

