Brasil
Cidades premiadas pelo Selo Unicef melhoram indicadores de saúde, educação e proteção infantil
O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) revelou, nesta quarta-feira (6), as 923 cidades das regiões Norte e Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Mato Grosso, que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Essas cidades, onde vivem mais de 8 milhões de crianças e adolescentes até 19 anos, avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, gerando impactos positivos para a infância e adolescência. Por essa razão, conquistaram o Selo Unicef.
A certificação da Unicef estimula e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
As 923 cidades premiadas com o Selo Unicef se destacaram ao investir no bem-estar de crianças e adolescentes, com foco em diversas áreas cruciais para seu desenvolvimento. Esses municípios se empenharam em oferecer cuidados adequados à primeira infância e à adolescência, melhorar a educação — desde a creche até a transição dos jovens para o mercado de trabalho —, investir na saúde física e mental de meninos e meninas, promover hábitos de higiene e garantir acesso à água limpa. Além disso, trabalharam para proteger crianças e adolescentes contra violências e oferecer proteção social às famílias vulneráveis, especialmente as de povos e comunidades tradicionais.
Após quatro anos de esforços, esses municípios conseguiram superar a média nacional em diversos indicadores. Entre as principais conquistas estão os avanços na imunização, na educação e na proteção contra violências.
Imunização em alta
Nos municípios certificados com o Selo Unicef, as coberturas vacinais apresentaram um aumento superior ao da média nacional. De 2020 a 2023, enquanto o Brasil registrou um aumento de 2,6% nas coberturas da vacina Tríplice Viral D2 (passando de 64,27% para 65,91%), os municípios premiados tiveram um aumento de 17,7%, subindo de 56,4% para 66,4%.
Menos abandono escolar
O abandono escolar também registrou queda mais acentuada nos municípios certificados pelo Selo Unicef. Entre 2019 e 2023, o Brasil reduziu o índice de abandono escolar de 1,3% para 0,8%, uma queda de 38%. Nos municípios certificados, a redução foi ainda maior, de 47%, passando de 1,7% para 0,9%.
Esses resultados evidenciam os esforços contínuos das cidades premiadas para garantir melhores condições de vida e desenvolvimento para crianças e adolescentes, superando a média nacional em áreas essenciais para o futuro das novas gerações.
-
Videos22 horas atrás
Balaio de Gatos: Quem fica sofrido com as verdades que trazemos: acalme seu coração. É Iguatu que importa!
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos: Gestão de Iguatu omite bloqueios sucessivos e ignora propostas de acordo
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos: Servidores municipais em greve a partir de hoje
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos: AIJE questiona a lisura das eleições municipais de Iguatu em 2024
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos: Prefeitura não paga salários! Chega de silêncio e de desculpas políticas! É hora de ATITUDE!
-
Iguatu2 dias atrás
Monsenhor Afonso Queiroga é homenageado na Câmara de Iguatu
-
Iguatu2 dias atrás
Gildecarlos Pinheiro é eleito presidente do Consórcio de Saúde de Iguatu
-
Iguatu2 dias atrás
Servidores de Iguatu suspendem greve após pagamento de vencimentos