Mundo
Cientistas dizem ter encontrado explicação definitiva sobre déjà vu
Um novo estudo apresentado na Conferência Internacional da Memória aponta uma resposta “definitiva” para o que acontece no cérebro durante a sensação chamada déjà vu – quando temos a impressão de já ter vivido a mesma situação anteriormente.
A pesquisa, da Universidade de St. Andrews, aponta que o fenômeno ocorre como um alerta de prevenção quando alguma memória confusa é corrigida. Para comparar, seria como se o antivírus que instalamos nos computadores emitisse um alarme após encontrar algum vírus.
Neste caso, o nosso antivírus faria verificações sobre o que vivemos e se temos alguma memória distorcida, com partes inverídicas, emitiria um déjà vu.
Um dos autores do trabalho, o pesquisador Akira O’Connor, acrescenta outro argumento para que o déjà vu seja um “alarme” de uma memória sendo corrigida: que pessoas mais velhas tem pouquíssimos déjà vus – mas cada vez mais confusões nas suas lembranças.
O estudo
Os cientistas observaram um cérebro durante um déjà vu “artificial”, que foi projetado.
Eles mostravam uma série de palavras sobre um mesmo tema e faziam perguntas rápidas a fim de confundir a memória. Quando isso acontecia, o cérebro emitia um déjà vu.
O estudo mostrou, por meio de uma ressonância,que a região do lobo frontal, geralmente associado com a tomada de decisões, era o mais utilizado durante as respostas. Os cientistas acreditam que o lobo frontal trabalha como o antivírus.
Fonte: YAHOO
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

