Noticias

Coletivo Miúdo de Teatro completa oito anos de existência com apresentações gratuitas em comunidades de Caucaia

Published

on

Em comemoração aos oito anos, o grupo irá estrear o espetáculo “Brujas”, que celebra as existências de figuras como benzedeiras, caretas e feras encantadas. Além da estreia, acontece também a circulação de “Um Pé de Moringa”, espetáculo criado a partir da relação entre os ciclos da vida e os ciclos da terra. As apresentações acontecem em territórios periféricos, indígenas e quilombolas de Caucaia.

Todas apresentações serão gratuitas. Com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULTCE) e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Caucaia através de editais da Lei Paulo Gustavo, também conhecida como Lei Complementar nº 195/2022.

Sobre o grupo

O Coletivo Miudo de Teatro é um grupo de Caucaia que pesquisa e desenvolve um trabalho com teatro de animação, cultura popular e teatro de rua. Coletivo Miúdo de Teatro inicia sua caminhada em 2017. Sua pesquisa busca se relacionar com a estética fantástica do imaginário a partir de lendas, causos e das narrativas que compõe a memória no espaço da cultura popular. “Nesses cinco anos, aprendemos que o teatro acontece onde há vínculo. E é isso que celebramos: os vínculos que seguimos cultivando com as pessoas, com o território, com o tempo”, (Jéssica Silva, atriz)

Brujas – Estreia

Fruto da mais recente pesquisa do coletivo, Brujas celebra figuras mágicas do imaginário popular, que ocupam o lugar entre o assombro e a brincadeira. Nelas, o Coletivo Miúdo reconhece saberes antigos, modos de curar e de brincar, presenças que escapam às definições apressadas do mundo moderno. O espetáculo propõe um mergulho nesse universo através de gestos, imagens, objetos e encantamentos — numa cena que se constrói entre o lúdico e o ancestral. Onde o mundo é mágico!

Um Pé de Moringa – Circulação

Ao lado da estreia de Brujas , o grupo também circula com Um Pé de Moringa. Por meio do teatro em miniatura e da animação de bonecos, a obra narra a história de um pé de moringa que atravessa o tempo, conectando infância e envelhecimento num mesmo fluxo vital.

Serviço:

COLETIVO MIÚDO DE TEATRO

BRUJAS- Estreia

Dia 03/06
Hora: 18h
Local: Rua Rodolfo Teófilo 165 bairro Nova Brasília – Caucaia
(Casa religiosa de Matriz Africana Aiye Sango Oba Idarà inã)

UM PÉ DE MORINGA- Circulação

Dia 20/06
Hora: 18h
Local: Aldeia Hip Hop – Metrópole

+ informações

Assessoria de Imprensa: @santa_pauta
Fotos: Tim Oliveira
Contatos para entrevista: 85. 986371107 – Jéssica Silva
@coletivomiudodeteatro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile