Não era bem a despedida que o torcedor alvinegro esperava. Com casa cheia e público superior a 50 mil pagantes na Arena Castelão, o Ceará ficou apenas no empate em 0 a 0 com o Vasco, na tarde deste domingo (2). Com o resultado, o Ceará terminou o Brasileirão 2018 com 44 pontos, na 15ª posição, fora da zona de classificação para a Copa Sul-Americana, adiando o sonho de voltar a disputar o torneio internacional. Já o time carioca, com o empate, se garantiu na Série A por mais um ano, ocupando o 16° lugar.

No primeiro tempo as duas equipes protagonizaram um jogo morno, sem grandes oportunidades. Tomando a iniciativa da partida, o Ceará teve as melhores chegadas, mas não impôs muito perigo ao gol defendido pelo goleiro cruz-maltino. Bem fechado na defesa, o Vovô deu poucos espaços.

Na etapa final, o Ceará seguiu melhor na partida e teve sua primeira grande chance na partida, num lance em que Samuel Xavier desceu pela direita e tocou na medida para Arthur, que aparecia de frente para o gol. O atacante bateu cruzado, mas o chute foi bloqueado pela zagueiro e passou longe do gol. O Vasco respondeu na sequência, em lance que Everson salvou chute à queima-roupa.

O jogo esquentou de temperatura na reta final. O Vovô foi pra cima e quase marcou em chute forte de Juninho na intermediária. O goleiro Fernando Miguel tocou na bola com a ponta dos dedos e mandou para escanteio. Nos minutos finais, com a informação de que o Sport estava vencendo o Santos, o Vasco se dividiu entre ir pra cima tentar o gol da vitória e segurar o empate para garantir a permanência. Ainda sobrou tempo para o lateral-direito Samuel Xavier ser expulso, deixando o Ceará com um a menos. E ficou nisso: apito final e jogo sem gols, em jogo que marcou a despedida do atacante Arthur, ídolo da torcida alvinegra, que está indo para o Palmeiras.

FICHA TÉCNICA

Ceará 0x0 Vasco
Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 2/12/2018
Árbitro: Raphael Claus (SP
Assistentes:
Cartões Amarelos: Richardson (CEA), Samuel Xavier (CEA), Ricardinho (CEA), Willian Maranhão (VAS), Raul (VAS)
Cartão Vermelho: Samuel Xavier (CEA)
Público: 57.223 pagantes
Renda: R$ 1.128.494

Ceará (4-2-3-1): Everson; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Richardson e Juninho; Ricardinho (Wescley), Felipe Azevedo (Cardona) e Calyson (Éder Luís); Arthur. Técnico: Lisca

Vasco (4-5-1): Fernando Miguel; Luiz Gustavo, Werley, Leandro Castan e Willian Maranhão (Ricardo); Andrey, Raul (Desábato), Galhardo, Caio Monteiro (Marrony) e Kelvin; Maxi López. Técnico: Alberto Valentim

Fonte: O Povo