Noticias

Com chegada do 5G, antenas parabólicas passam a receber interferência no sinal no Ceará; veja o que fazer

Published

on

A ativação da quinta geração de internet móvel — o 5G — começou nesta segunda-feira (5), em Fortaleza. A ativação deve chegar em outras cidades do Ceará nos próximos meses. Com a ativação algumas mudanças tecnológicas vão ocorrer na capital. Uma delas diz respeito às antenas parabólicas, que podem começar a sofrer interferência para receber o sinal da TV aberta (veja abaixo o que fazer).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que quem usa esses equipamentos vai ter que trocar o aparelho para não perder o sinal televisivo. O prazo para que transmissão da TV aberta pare de funcionar nas parabólicas é de 18 meses.

Atualmente, as antenas parabólicas operam na banda C, ou seja, em 3,5 GHz, explica o diretor-conselheiro da Anatel Moisés Queiroz Moreira.

O especialista aponta que a frequência é a mesma que será usada pelo 5G. “Quando [o 5G] for ligado, quem tem antena parabólica sofrerá interferência”, aponta Moreira.

Inicialmente, a expectativa é que o serviço seja garantido nos atuais planos das operadoras, sem cobrança extra. Segundo especialistas, a quinta geração da internet vai aumentar a capacidade de transmissão de dados e diminuir a latência, que é o tempo que a informação leva para sair do computador e chegar no destino.

De acordo com a Anatel, as próximas capitais a receberem o sinal são: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. No entanto, ainda não há data definida. Apesar da chegada da nova tecnologia, o 4G não deixa de existir.

Fonte: G1

EM ALTA

Sair da versão mobile