A Fundação Memorial Padre Cícero e o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB) realizam, entre os dias 19 e 23 de novembro, o Seminário Tradição e Patrimônio, em Juazeiro do Norte. O evento traz uma vasta programação com roda de conversa, lançamento de livro, exposição, palestra e música.

A solenidade de abertura, nesta terça-feira (19), no CCBNB, a partir das 18h, contará com roda de conversa e apresentação da artista Ana Soares de Oliveira, Dona Ana da Rabeca, agricultura da comunidade Baixio dos Gaviões, em Umari. Com 71 anos de idade, aprendeu a tocar rabeca aos 15, talento herdado pelo pai que a influenciou a desenvolver a habilidade.

Logo depois, a partir das 19h, no CCBNB, acontece o lançamento do livro “Tirinete – Rabecas da Tradição”, do jornalista e pesquisador Gilmar de Carvalho e do fotógrafo Francisco Sousa. A publicação traz 430 páginas ilustradas sobre o trabalho de rabequeiros e luthiers em atividade no Ceará, revelando toda a exuberância do uso e produção deste instrumento musical.

Já na quarta-feira, 20, a partir das 18 horas, no Memorial Padre Cícero, aporta em Juazeiro do Norte a exposição “O Sertão das Rabecas” levando ao público uma mostra do registro de Gilmar e Francisco, realizado em uma década de pesquisa pelos municípios cearenses catalogando os amantes da arte de produzir e tocar rabeca.

Com uma estrutura moldada para se assemelhar ao interior do instrumento de corda, em formato de uma grande rabeca, a mostra se divide em dois momentos: lutheria e performance, e reúne instrumentos, fotos e gravações dos folguedos cearenses animados ao som da rabeca, ao mesmo tempo em que destaca o saber dos rabequeiros dedicados ao ofício.

A exposição que pela primeira vez acontece em Juazeiro do Norte, alcançou reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ao receber, em 2014, o Prêmio Rodrigo Melo Franco, na categoria Iniciativas de Excelência em Técnicas de Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Encerrando a agenda cultural noturna do dia 20, no auditório do museu Memorial Padre Cícero, a Orquestra Armorial do Cariri se apresenta pelo projeto Quarta é + Cultura, a partir das 19h30.

O seminário tem continuidade no dia 23 de novembro, às 18 horas no CCBNB com a palestra Rumo aos Museus, mediada pelos facilitadores Regivânia Rodrigues e Thaylita Feitosa.

Fonte: Diário Cariri