Economia
Com farinha e batata em alta, ceia de Natal fica 8% mais cara neste ano
[caption id="attachment_9027" align="alignleft" width="768"]
Foto: Divulgação[/caption]A ceia de Natal vai pesar 8,10% a mais neste ano no bolso do consumidor do que em 2012, de acordo com levantamento feito pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV.

Foto: Divulgação
A alta de 17 produtos pesquisados (entre os usados pelos brasileiros para fazer a ceia ou o almoço de Natal) é maior do que a inflação média registrada pelo IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor-10), que foi de 5,48% de janeiro a dezembro de 2013.
Preços de produtos da ceia de Natal podem variar até 182%, diz Procon-SP
O indicador mede o preço de 338 produtos e serviços entre o dia 11 de um mês e o dia 10 do mês seguinte. O IPC-10 é um componente do IGP (Índice Geral de Preços) e é o primeiro índice de inflação fechado do ano.
“A tendência de alta no preço dos alimentos, vista em 2013, confirma-se na ceia. São três pontos percentuais acima da inflação média”, diz o economista André Braz, responsável pela pesquisa.
“Se considerarmos que o reajuste nos salários não tiveram aumento real nesse patamar, o peso no orçamento das famílias, principalmente nas de menor renda, será ainda maior”, completa.
Entre os 11 produtos que ficaram acima da inflação, tiveram altas mais expressivas: farinha de trigo (30,6%), batata-inglesa (21,1%) e frutas (15,4%). Já entre os itens típicos da ceia de Natal estão: pães de outros tipos e panetones (alta de 15,3%), azeite (13,7%), frango (10,3%), lombo suíno (10,1%) e azeitona em conserva (9,5%).
Os seis produtos com queda de preço ou reajuste menor que a inflação média são: cebola, óleo de soja, arroz, pernil suíno e vinho.
PRESENTES
Na lista de 22 itens pesquisados pelo economista em quatro categorias -eletrodomésticos e eletrônicos; vestuário; acessórios; livros, artigos esportivos e jogos-, a inflação medida foi de 3,78% ante o IPC-10 de 5,48%.
Os itens com preços acima da inflação média são bijuterias em geral, cintos e bolsas, bicicleta e instrumento musical.
Fonte: Cláudia Rolli/Folha de S.Paulo
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

