Regional

Começa colheita de manga no sertão; fruta de sabor bem doce é muito apreciada pelos moradores

Published

on

Começa a colheita de manga no sertão cearense. Na região Centro-Sul do Ceará, as mangueiras já começam a dar os primeiros frutos que são comercializados nos mercadinhos, feira-livre, esquinas e nas lojas especializadas em venda de frutas e verduras.

A mangueira é originária da Índia e obteve boa adaptação no Brasil. Há várias variedades, mas as mais comuns são jasmim, manguita (pequenina), espada e manga-rosa.

Nos sítios, os pés estão floridos e cheios dos primeiros frutos. A safra deve se estender até janeiro próximo.

Em Cedro, no sítio Sobradinho, o casal de agricultores de base familiar, Elialdo Jerônimo e Nina, colhe em uma área de dois hectares, onde estão plantados, 25 pés. O fruto é vendido por R$ 0,50 e a caixa de 25 quilos, por R$ 25,00.

“Eu gosto muito de manga e espero a safra chegar a cada ano”, disse o comerciário, Francisco Lopes. “Acho bom comer após o almoço”.

Na feira e no mercado central das cidades é intensa a comercialização do fruto. “Estou vendendo bem”, disse o feirante, Francisco Oliveira, que há 15 anos comercializa frutas em Iguatu. “É a fruta da época que as pessoas gostam muito”. O doce da fruta é muito apreciado pela população.

A secretaria de Agricultura de Cedro estima uma safra em torno de 60 toneladas de manga, ou seja, 10% a mais do que na colheita passada.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile