Noticias
Comissão aprova projeto que condiciona liberdade condicional de estupradores à castração química voluntária

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (2), um projeto de lei que propõe o aumento das penas para crimes de estupro e estupro de vulnerável. Além disso, o texto prevê que os condenados por esses crimes poderão obter benefícios como progressão de regime ou liberdade condicional, desde que aceitem voluntariamente se submeter à castração química — um tratamento hormonal que reduz a libido, sem envolver cirurgia. A proposta foi apresentada no substitutivo ao Projeto de Lei 6.831/2010, de autoria do ex-deputado Paes de Lira, e relatado pelo deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM).
O projeto propõe mudanças significativas nas penas: o estupro comum teria pena aumentada de 6 a 10 anos para 10 a 20 anos; se houver lesão corporal grave ou a vítima tiver entre 14 e 18 anos, a pena vai de 8 a 12 para 12 a 22 anos. Para o estupro de vulnerável, a punição sobe de 8 a 15 anos para 12 a 20 anos, podendo chegar a 24 anos em casos de lesão grave. A pena para violação sexual mediante fraude passa de 2 a 6 anos para 4 a 8 anos, e a importunação sexual terá aumento de 50% se a vítima for criança ou adolescente. Também será acrescido dois terços da pena para cada ato libidinoso cometido nos crimes mencionados.
Outras mudanças incluem a ampliação da lista de crimes hediondos, passando a englobar também a corrupção de menores e a satisfação de lascívia na presença de crianças ou adolescentes. Nesses casos, os crimes tornam-se inafiançáveis e não passíveis de indulto, anistia ou liberdade provisória. Além disso, o substitutivo determina que, nos crimes contra a liberdade sexual e contra vulneráveis, a denúncia será feita obrigatoriamente pelo Ministério Público, dispensando a necessidade de queixa formal da vítima. O texto segue agora para votação no plenário da Câmara, antes de ser analisado pelo Senado.
-
Noticias2 semanas atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Noticias2 semanas atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias2 semanas atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Iguatu1 semana atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024
-
Iguatu2 semanas atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas
-
Iguatu2 semanas atrás
Ministério Público Eleitoral de Iguatu Recomenda Improcedência de Ação que Pedia Cassação de Prefeito e Vice
-
Iguatu2 semanas atrás
Justiça Eleitoral de Iguatu Julga Improcedente Ação de Captação Ilícita de Sufrágio Contra José Ilo Alves Dantas Neto
-
Noticias2 semanas atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população