Ceará
Como se comporta o eleitorado religioso nas eleições de 2022 no Ceará, conforme pesquisa Ipec
Fatia do eleitorado que teve papel significativo na vitória do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018, os religiosos voltam a atrair olhares atentos das campanhas eleitorais neste ano. Com um pleito polarizado nacionalmente e, no Ceará, disputado voto a voto, a primeira pesquisa Ipec realizada no Estado mediu como está o comportamento desses brasileiros que irão às urnas neste ano.
O levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares, indica um cenário semelhante ao registrado em 2018, quando o eleitorado religioso, especialmente evangélico, esteve ao lado de nomes que faziam oposição à esquerda. Conforme a pesquisa, no Ceará, o candidato Capitão Wagner (União Brasil) é quem recebe o maior apoio desse segmento do eleitorado.
Na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado aos eleitores entrevistados, 47% das pessoas ouvidas manifestaram apoio ao candidato do União Brasil. Entre católicos, esse apoio é mais enxuto, ficando em 28%.
Já Roberto Cláudio (PDT) recebe um apoio menor dos religiosos, porém, há um maior equilíbrio. Conforme o levantamento, 29% dos eleitores católicos estão com o pedetista, já os evangélicos representam 26%.
Em terceiro lugar geral na pesquisa, Elmano de Freitas (PT) tem apoio de apenas 10% do eleitorado evangélico, além de 21% dos católicos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 31 de agosto pelo instituto Ipec Inteligência e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-05276/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo CE-08708/2022. O nível de confiança estimado é de 95%. Ao todo, foram ouvidos 1.200 eleitores, de forma presencial, de 56 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

