Mundo
Coreia do Sul e EUA disparam mísseis no Mar do Japão após teste norte-coreano
A Coreia do Sul e os Estados Unidos dispararam quatro mísseis nesta quarta-feira, 5, em resposta a um projétil norte-coreano que sobrevoou o território japonês no dia anterior, disseram os militares sul-coreanos.
Equipada com armas nucleares, a Coreia do Norte lançou um míssil de alcance intermediário sobre o Japão na terça-feira pela primeira vez desde 2017, levando as autoridades japonesas a ordenar a evacuação de seus moradores.
Os militares sul-coreanos e americanos responderam lançando dois mísseis de curto alcance cada, que “atingiram com precisão um alvo virtual” no Mar do Japão, também conhecido como Mar do Leste, informou o chefe do Estado-Maior Conjunto em Seul.
As manobras “demonstraram a habilidade e prontidão para neutralizar a fonte da provocação, mantendo uma posição de monitoramento constante”, disse o comunicado.
Os militares também confirmaram que um míssil sul-coreano falhou logo após o disparo e explodiu sem causar vítimas.
Na terça-feira, aviões de combate americanos e sul-coreanos realizaram um exercício de bombardeio no Mar Amarelo.
Os exercícios queriam “garantir que temos as capacidades militares prontas para responder às provocações do Norte se chegar a essa situação”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, à CNN.
“Não devemos chegar a isso. Deixamos claro para Kim Jong Un que estamos dispostos a nos sentar e negociar sem pré-condições. Queremos ver a desnuclearização da península coreana”, acrescentou.
O último teste de Pyongyang se junta a uma série recorde de testes de armas pelo regime comunista isolado, que recentemente revisou suas leis para declarar seu status de potência nuclear “irreversível”.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, condenaram “nos termos mais fortes” o último lançamento de míssil.
O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, chamou o disparo do Norte de “provocação” e pediu uma “resposta firme”.
Fonte: Exame
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Noticias6 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe

