Um grupo de 20 crianças e adolescentes, atendidos por projetos sociais em Cedro, conheceu pontos turísticos do Cariri. A primeira parada foi no geossítio Ponte de Pedra, em Nova Olinda, com bela panorâmica da Chapada do Araripe.

Além dos principais pontos turísticos de Nova Olinda, os visitantes conheceram o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.

Para a secretária do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira, os passeios fomentam a educação. “Os participantes aprendem sobre o histórico da nossa terra. Ao retornarem, todos se divertem nas atividades educativas sobre as visitas”.

Ponte de Pedra

O Cariri é cercado de formações rochosas, a exemplo da Ponte de Pedra, que serviu de trilha para antigas populações, tanto índios como vaqueiros que colonizaram a região. Recebe esse nome por conta da formação rochosa que cobre o riacho.

Museu de Paleontologia

Conhecer o acervo de peças do período cretáceo fez parte do roteiro da visita, que apresentou aos participantes fósseis de dinossauros, pterossauros, lagartos, peixes, tartarugas, rãs, mosquitos, libélulas, aranhas, borboletas, escorpiões, plantas e troncos silicificados. A fossilização se deu pelas mudanças climáticas e geológicas ocorridas na terra ao longo do tempo, deixando o solo com alto teor de salinidade e o ar com pouca presença de oxigênio.

Fonte: Diário Centro Sul