Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foram oficialmente abertos na noite da segunda-feira (21), no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), situado na praia de Ipitanga, município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, Bahia. São cerca de 2.500 estudantes atletas, dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, disputando 13 modalidades. A delegação cearense é composta por 150 estudantes atletas e o certame segue até o dia 28 de outubro.

O Secretário do Esporte e Juventude do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro, esteve presente na cerimônia de abertura da 67º edição dos JUBs. “É uma competição de grande porte que reúne atletas de altíssimo nível. O Ceará está muito bem representado com uma delegação que certamente alcançará grandes resultados na competição. Participar de um campeonato com essa importância é um momento único para esses atletas, não há dúvidas de que a experiência que eles adquirem aqui será levada por toda a vida”, destacou Rogério Pinheiro.

A etapa final do JUBs é considerada a maior competição universitária da América Latina, com atletas disputando em 13 modalidades: futsal, handebol, judô, karatê, natação, vôlei, vôlei de praia, basquete e basquete 3×3, jogos eletrônicos (FIFA e League of Legends), cheerleading, além da disputa acadêmica, que premia artigos científicos relacionados a esporte.

A Delegação cearense conta com 150 atletas representando o Estado em busca de medalhas nas modalidades coletivas e individuais. Vale lembrar que os Jogos Universitários Brasileiros servem como seletiva para competições universitárias internacionais.

A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).

Fonte: Governo do Estado do Ceará