Connect with us

Noticias

Deputados votam esta semana texto que altera Estatuto do Desarmamento

Publicado

on

Em quatro dias, deputados podem decidir se mudam ou não as regras previstas no atual Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826). Criado há 12 anos, o estatuto, no período de 2003 a 2014, resultou na retirada de circulação de mais de 130 mil armas no país. A proposta, na época, era adotar uma medida para reduzir o número de homicídios. Hoje, muitos parlamentares questionam a eficácia da lei.

Em 2012, o deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC) foi o autor de uma proposta (PL 3.722/12) que revogava o estatuto. O texto avançou este ano, quando foi criada uma comissão especial para analisar as regras. Na última semana, o relator do PL, deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG), apresentou substitutivo ao que foi proposto por Peninha. Carvalho recuou em muitos pontos, retomando previsões do estatuto, como a quantidade de munições permitidas por ano e mantendo requisitos criados para o comércio de armas de fogo, munições e acessórios. Por outro lado, fez alterações polêmicas, reduzindo, por exemplo, a idade minima exigida para a aquisição de armas, de 25 para 21 anos.

“Como o Congresso pode aprovar a redução da maioridade e uma pessoa com 21 anos continuar sem poder comprar uma arma? Isso é uma incoerência”, afirmou. São pontos como esse que prometem esquentar a sessão de votação, marcada para o próximo dia 17. Na reunião em que foi apresentado o parecer, a divisão de opiniões já tinha ficado clara e um pedido de vista adiou a decisão sobre o texto que, se aprovado, vai ao plenário da Câmara para depois ser apreciado pelo Senado.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que foi contrário à redução da maioridade penal, segue a mesma linha em relação à mudança do limite para o acesso a armas. O parlamentar cita outros pontos do texto que, segundo ele, devem ser integralmente rejeitados, como a ampliação do direito ao porte para outras categorias, além das previstas pelo estatuto. O relator incluiu na relação de categorias com direito ao porte, deputados, senadores, agentes de trânsito, aposentados das polícias e das Forças Armadas e servidores do Poder Judiciário, entre outros profissionais.

“Ele [o relator] permite o porte de arma para uma série de categorias, entre as quais a dos taxistas. É risco maior para os próprios taxistas, seja porque no trânsito normalmente há conflitos, seja porque serão vistos como alvos fáceis de ladrões que queiram roubar armas. É uma irresponsabilidade”, disse Molon.

Para ele, a proposta “é preocupante” porque cria condições para que um número maior de pessoas tenha acesso a arma, “aumentando o risco para a sociedade”. Da mesma opinião, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) afirmou que a flexibilização do estatuto “é uma forma de dizer que queremos uma guerra na sociedade civil”. Segundo Valente, o movimento pela revogação da atual lei é resultado da pressão da indústria de armamento nacional. É uma violação da cultura da paz”, completou.

O relator Laudívio Carvalho reagiu, garantindo que o parecer não tem esse objetivo. “Não estamos armando a população, Estamos devolvendo o direito de defesa ao cidadão a partir do momento em que o Estado é incompetente para garantir a segurança”, defendeu, destacando levantamentos que mostram a ocorrência de mais de 50 mil mortes anualmente por arma de fogo, “que não são causadas por cidadãos de bem”.

Registro e porte

Alvo também de críticas, o ponto do substitutivo que trata do registro e porte de armas traz uma mudança significativa em relação às normas atuais. Enquanto o estatuto define que a validade dessas duas certidões é três anos, sendo exigida a repetição de exames periódicos para que sejam renovadas, Carvalho estabelece, em seu texto, que o registro das armas de fogo será feito apenas uma vez. Para o relator, o documento equivale a um título de propriedade com validade nacional e, por isso, “não teria sentido uma renovação periódica”. O registro dá direito exclusivamente a ter a arma dentro de casa ou nos limites de propriedades rurais e dependências.

O relator lembrou que mesmo com validade indeterminada, “o registro pode ser cassado se o cidadão cometer alguma ilicitude. Isso é um incentivo para tirar as armas da ilegalidade, porque uma pessoa que tem que sair, por exemplo, de uma propriedade rural para renovar o registro acaba não indo”, afirmou.

A validade do porte de arma, de acordo com o parecer, passa dos atuais três anos para dez anos. Carvalho garantiu que, mesmo com essas alterações, o texto endurece a atual lei. O argumento do parlamentar é que, além de manter a exigência dos exames previstos no Estatuto do Desarmamento para conceder registro e porte, ele incluiu novas obrigatoriedades, no caso de porte. “Eu endureci a lei. No atual estatuto, para ter o registro e porte, você precisa se submeter a exames. Agora, você faz uma única vez. No relatório, mantenho a exigência para porte e acrescento a obrigatoriedade de um curso de capacitação específica, com duração mínima de dez horas e aprovação em prova prática”, disse. No parecer, Carvalho sugere que o cadastramento de armas seja sempre gratuito, para tornar a iniciativa mais atrativa e aumentar o controle.

As explicações não convenceram os parlamentares, que preferem a manutenção do Estatuto do Desarmamento. Tanto a ampliação do prazo para porte quanto a eternização do registro dificultam o controle sobre como são e quais são as armas que estão no Brasil. [A validade de três anos prevista no estatuto] é uma maneira de saber quantas e quais armas foram roubadas”, avaliou Alessandro Molon.

Molon defendeu a rejeição total do texto, mas admite que há chances de a proposta ser aprovada na comissão especial. “Mas, em plenário, minha expectativa é que seja rejeitada. Se for para mudar o estatuto, tem que ser para torná-lo mais rígido”, defendeu.

Munições e armas

Em relação ao texto original apresentado para revogar o Estatuto do Desarmamento, Carvalho recuou na alteração do número de armas permitidas. Enquanto o autor do PL sugeriu que a quantidade passasse para dez por cidadão, o relator considerou que seis armas de fogo, como previsto na lei vigente, são suficientes. Nessa relação é possível ter duas armas curtas de porte, duas armas longas de alma raiada e duas armas longas de alma lisa.

Também ficou mantida o número máximo anual de 50 cartuchos para cada arma de fogo de uso permitido, com exceção para atividades de caça e tiro desportivo por colecionadores, atiradores e caçadores desportivos e para uso diretamente em estandes, agremiações de caça, escolas de tiro e empresas de instrução de tiro.

“O deputado Peninha propôs mudar para 50 munições por mês. Estou mantendo 50 munições por ano porque é o suficiente, mesmo com o argumento de pessoas que defendem mais para que possam treinar. O treinamento tem que ser feito nas escolas de tiro e não em uma propriedade”, afirmou.

Punições

Carvalho manteve os requisitos exigidos para a concessão do porte e criou categorias de armas no lugar das classificações por arma específica. Nesse caso, se o cidadão tem o porte para categoria armas curtas de repetição, ele poderá portar um revólver nos calibres 38, 32 ou 22. Caso seja habilitado para mais de uma categoria, todas terão que ser descritas no Certificado de Registro de Porte de Armas de Fogo.

O relator lembrou que as atuais tipificações de crimes relacionados foram conservadas e sugeriu o agravamento de algumas penas. “Quero tirar da clandestinidade aquele que foi empurrado pelo atual estatuto e dizer que a lei é pesada. Não afrouxei a lei, pelo contrário”, afirmou, ao comparar a pena mínima para porte ilegal de arma – que varia entre 1 e 3 anos, de 2 a 4 anos e, dependendo das circunstâncias da prática, de 12 a 20 anos, segundo o substitutivo.

Fonte: AGENCIA BRASIL

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará5 horas atrás

348 vagas são ofertadas pelo CIEE em diversas áreas no Ceará

Ceará8 horas atrás

Aegea, controladora da Ambiental Ceará, abre inscrições para seu programa de trainee

Ceará8 horas atrás

Bancários do Banco do Brasil entram em greve no Ceará

Brasil8 horas atrás

Cartão de crédito e débito para MEI é lançado nesta segunda (16)

Economia9 horas atrás

Em 2024, mercado eleva para 2,96% projeção de expansão da economia

Curiosidades9 horas atrás

Por meio de projeto, Unifor realiza ações voltadas para preservação dos oceanos

Brasil4 dias atrás

Segundo IBGE, previsão de safra de café 2024 do Brasil cai em meio à seca

Internacional4 dias atrás

ONU: Quase 530 mil crianças em Gaza são vacinadas contra a poliomielite

Brasil4 dias atrás

Estudo sobre cigarro eletrônico: Inca e Fiocruz produzirão dados científicos

Educação4 dias atrás

Empresa de tecnologia abre 60 vagas para treinamento gratuito em desenvolvimento de softwares

Brasil4 dias atrás

Ancine cria projetos-pilotos para bloquear sinal pirata de eventos esportivos e de entretenimento

Ceará4 dias atrás

O Instituto Myra Eliane está com inscrições abertas para o Projeto Potência Feminina, oferecendo cursos gratuitos para mulheres

Ceará4 dias atrás

Em celebração aos 40 anos de carreira, Raça Negra anuncia show em Fortaleza

Noticias4 dias atrás

Governo lança CNH popular 2024 com 25 mil habilitações gratuitas

Ceará4 dias atrás

1085 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, são disponibilizadas pela Centec

Brasil5 dias atrás

Segundo Inpe, Bolívia ultrapassa o Brasil em focos de incêndio

Ceará5 dias atrás

Ceará aprova abono para professores de universidades estaduais

Brasil5 dias atrás

Em 2024, Brasil supera marca de mil casos de mpox

Brasil5 dias atrás

Entenda o fenômeno da “chuva preta” que ocorreu no RS

Ceará5 dias atrás

Segundo Elmano, Obras do ITA no Ceará terão ordem de serviço no próximo dia 16

Brasil5 dias atrás

Uso do 0303 será ampliado pela Anatel para diminuição de telefonemas indesejáveis

Ceará5 dias atrás

Por conta de baixa umidade e tempo seco, grande parte do Ceará é afetada

Ceará5 dias atrás

Ceará lidera ranking de transplantes de córnea no Brasil

Brasil5 dias atrás

“Frustrante”: Comenta Galvão Bueno após derrota do Brasil

Ceará5 dias atrás

Concurso público com salário de 1,7 mil e 807 vagas é disponibilizado em Pacatuba

Brasil6 dias atrás

76% dos incêndios da América do Sul são concentrados no Brasil

Brasil6 dias atrás

A primeira deflação em mais de um ano diminui a pressão sobre o Banco Central para aumentar os juros, afirmam analistas.

Noticias6 dias atrás

Mudança no abastecimento durante romaria; Alguns bairros de Juazeiro do Norte podem ficar sem água

Brasil6 dias atrás

Quase metade dos auxílios-doença analisados em 1,3 bilhões são cortados pelo INSS

Brasil6 dias atrás

Petrobras atinge novo recorde no processamento de petróleo do pré-sal

Ceará5 horas atrás

348 vagas são ofertadas pelo CIEE em diversas áreas no Ceará

Ceará8 horas atrás

Aegea, controladora da Ambiental Ceará, abre inscrições para seu programa de trainee

Ceará8 horas atrás

Bancários do Banco do Brasil entram em greve no Ceará

Brasil8 horas atrás

Cartão de crédito e débito para MEI é lançado nesta segunda (16)

Economia9 horas atrás

Em 2024, mercado eleva para 2,96% projeção de expansão da economia

Curiosidades9 horas atrás

Por meio de projeto, Unifor realiza ações voltadas para preservação dos oceanos

Brasil4 dias atrás

Segundo IBGE, previsão de safra de café 2024 do Brasil cai em meio à seca

Internacional4 dias atrás

ONU: Quase 530 mil crianças em Gaza são vacinadas contra a poliomielite

Brasil4 dias atrás

Estudo sobre cigarro eletrônico: Inca e Fiocruz produzirão dados científicos

Educação4 dias atrás

Empresa de tecnologia abre 60 vagas para treinamento gratuito em desenvolvimento de softwares

Brasil4 dias atrás

Ancine cria projetos-pilotos para bloquear sinal pirata de eventos esportivos e de entretenimento

Ceará4 dias atrás

O Instituto Myra Eliane está com inscrições abertas para o Projeto Potência Feminina, oferecendo cursos gratuitos para mulheres

Ceará4 dias atrás

Em celebração aos 40 anos de carreira, Raça Negra anuncia show em Fortaleza

Noticias4 dias atrás

Governo lança CNH popular 2024 com 25 mil habilitações gratuitas

Ceará4 dias atrás

1085 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, são disponibilizadas pela Centec

Brasil5 dias atrás

Segundo Inpe, Bolívia ultrapassa o Brasil em focos de incêndio

Ceará5 dias atrás

Ceará aprova abono para professores de universidades estaduais

Brasil5 dias atrás

Em 2024, Brasil supera marca de mil casos de mpox

Brasil5 dias atrás

Entenda o fenômeno da “chuva preta” que ocorreu no RS

Ceará5 dias atrás

Segundo Elmano, Obras do ITA no Ceará terão ordem de serviço no próximo dia 16

Brasil5 dias atrás

Uso do 0303 será ampliado pela Anatel para diminuição de telefonemas indesejáveis

Ceará5 dias atrás

Por conta de baixa umidade e tempo seco, grande parte do Ceará é afetada

Ceará5 dias atrás

Ceará lidera ranking de transplantes de córnea no Brasil

Brasil5 dias atrás

“Frustrante”: Comenta Galvão Bueno após derrota do Brasil

Ceará5 dias atrás

Concurso público com salário de 1,7 mil e 807 vagas é disponibilizado em Pacatuba

Brasil6 dias atrás

76% dos incêndios da América do Sul são concentrados no Brasil

Brasil6 dias atrás

A primeira deflação em mais de um ano diminui a pressão sobre o Banco Central para aumentar os juros, afirmam analistas.

Noticias6 dias atrás

Mudança no abastecimento durante romaria; Alguns bairros de Juazeiro do Norte podem ficar sem água

Brasil6 dias atrás

Quase metade dos auxílios-doença analisados em 1,3 bilhões são cortados pelo INSS

Brasil6 dias atrás

Petrobras atinge novo recorde no processamento de petróleo do pré-sal

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/09/2024

Videos2 semanas atrás

Iguatu – Sargento reformado da PM é preso em flagrante por agressão a mulher em Iguatu

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 05/09/2024

Videos2 semanas atrás

Casal é morto a tiros na zona rural de Acopiara

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Sá rebate vídeo apócrifo sobre galpão e expõe investimento em empregos

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/09/2024

Videos2 semanas atrás

Iguatu – Com 53% do eleitorado feminino, saiba o perfil dos mais de 70 mil eleitores de Iguatu

Videos2 semanas atrás

Paulo de Auzira encerra série de entrevistas com candidatos a vice-prefeitos de Iguatu

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Candidatura de Augusto Correia (MOBILIZA) é indeferida; sonho acabou

Esportes2 semanas atrás

Iguatu é eliminado nos pênaltis e adia sonho do acesso a série C do nacional

Videos2 semanas atrás

Iguatu – Homem é ferido a bala em tentativa de homicídio na cidade de Iguatu

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/09/2024

Videos2 semanas atrás

Iguatu – Candidato achado amarrado com arame farpado forjou o próprio sequestro, diz PF

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Candidato a vereador de Iguatu simula sequestro e é desmascarado pela PF

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 02/09/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 02/09/2024

Videos2 semanas atrás

Iguatu – Homem condenado por estuprar repetidamente sobrinha de 12 anos é preso em Iguatu

Videos2 semanas atrás

Bandeira Jr é o quarto entrevistado da série com os candidatos a vice-prefeitos de Iguatu

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Prefeitura de Paracuru cria a ‘Taxa da Morte’

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 30/08/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 30/08/2024

Videos3 semanas atrás

Confira a opinião do colunista Romualdo Lima através da coluna Direito e Cidadania

Videos3 semanas atrás

Iguatu – Confira mais uma entrevista com os candidatos ao cargo de vice-prefeito de Iguatu – BANDEIRA JR

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/08/2024

Videos3 semanas atrás

Iguatu – Teto desaba em loja de móveis no centro de Iguatu

Videos3 semanas atrás

Iguatu – Ivo Ferreira é o terceiro entrevistado da série com os candidatos a vice-prefeito

Videos3 semanas atrás

Balaio de Gatos – Iguatu vive clima de tranquilidade eleitoral: Festa da democracia em harmonia

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 29/08/2024

Videos3 semanas atrás

Iguatu – Condenado a mais de 66 anos de prisão acusado de matar ex-esposa, amante e tentar morte de ex-sócio

Videos3 semanas atrás

Balaio de Gatos – Balaio de Gatos analisa o plano da coligação “Muda Iguatu” do Capitão Hélder (PL)

EM ALTA