Ceará
Descubra por que o Ceará é o destino perfeito para o investimento bilionário da Microsoft
A digitalização e a chegada da Inteligência Artificial (IA) intensificaram a corrida das grandes empresas para oferecer conectividade rápida, incluindo a instalação de data centers em locais estratégicos. O Ceará é uma dessas localizações devido à sua posição geográfica próxima à Europa, África e Estados Unidos, sua vocação para a geração de energia renovável e a neutralidade geopolítica do Brasil.
Segundo Luiz Henrique Barbosa, presidente da TelComp, o Ceará é atrativo para essas empresas, e algumas big techs já possuem investimentos em data centers de terceiros no estado. Com o mercado em crescimento, é possível que a Microsoft considere o Ceará para parte do investimento de R$ 14,7 bilhões anunciado recentemente.
Além disso, o bilionário cearense Mário Araripe, CEO da Casa dos Ventos, planeja construir um data center no Complexo Industrial e Portuário do Pecém para atrair empresas como Amazon, Google, Meta e Microsoft.
ENERGIA
O empresário Mário Araripe destaca a importância da energia para data centers e o potencial do Ceará como grande produtor de energia limpa. Ele afirma que o estado se sobressai devido à sua capacidade de gerar energia, sendo o maior desenvolvedor do mundo.
A Microsoft não divulga a localização de seus data centers, mas a Casa dos Ventos, parceira em soluções energéticas sustentáveis, defende a construção de data centers no Brasil. O Governo do Ceará não respondeu sobre possíveis conversas com a Microsoft.
O presidente da TelComp, Luiz Henrique Barbosa, ressalta o rápido crescimento do mercado de data centers e a relevância da energia renovável, prevendo que em cinco a dez anos, data centers serão responsáveis por 25% do consumo de energia mundial.