Noticias
Desenvolvimento de Iguatu em pauta no Mais Debates
O mais debates do último sábado, 19, teve como pauta principal o desenvolvimento de Iguatu, com a participação de Valdeci Ferreira, ex-secretário de agricultura do município e ex-prefeito e Eleudson Queiroz, que foi coordenador do plano de desenvolvimento para a cidade criado entre 2002 e 2004. O programa contou também com a participação de Dauysio Silva, representante do movimento Faça Parte, uma inciativa que busca incentivar as pessoas a serem mais participativas na sociedade e na política.
O programa esteve no comando do coordenador de jornalismo da MaisFM Educativa, Jan Messias e de também de Rikáryo Mourão, que mediaram as entrevistas.
Grupo para o desenvolvimento
Valdeci Ferreira falou sobre o projeto que tem tentado dar visibilidade, que, segundo ele, é uma união de forças para o desenvolvimento, sem bandeira partidária, mas com o apoio de instituições locais, como Rotary, CDL, Sindilojas e outras associações. A idéia é formar um grupo com representantes de cada uma dessas instituições para debater e planejar obras e ações que venham a fomentar o desenvolvimento da nossa cidade, que tem sido deixada para trás por cidades menores por não ter apresentado desenvolvimento significativo, com a atração de empresas, geração de empregos e desenvolvimento do agronegócio. Valdeci lembrou que o grupo pretende ter um caráter propositivo, auxiliando a gestão nas decisões para melhorar a cidade. Na última terça-feira, 15, Valdeci Ferreira levou a apresentação do seu projeto à Câmara dos Vereadores de Iguatu, onde estiveram presentes muitos empresários e representantes de instituições da cidade. A ocasião foi marcada pelo abandono da bancada de situação, que deixou a casa após discussão entre os parlamentares.
O primeiro plano
Sobre os planos de desenvolvimento, Iguatu já contou com a construção de um plano sólido de desenvolvimento, pensado para alavancar o potencial da cidade, que entrou em franca decadência após o fim da cultura do algodão. Eleudson Queiroz foi coordenador do plano de desenvolvimento construido pelo grupo formado entre 2002 e 2004. O fruto desse trabalho é um livro onde são expostos os potenciais da cidade em diversas áreas e os planos apra desenvolver. Infelizmente, como foi debatido no programa, as gestões ignoraram o material, que tinha caráter propositivo. Na época o planejamento chegou a ser citado em teses de doutorado sobre seu potencial. Outras cidades, instigadas pelo projeto, também fizeram seus planos de desenvolvimento e hoje já colhem os frutos, como é o caso de Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Sobral.
Continuação
O debate do último sábado terá continuidade no próximo, dia 26, com a presença novamente de Eleudson, Valdeci e outros empresários, tratando sobre o desenvolvimento da cidade, perspectivas e possibilidades para o futuro.
O Mais Debates acontece aos sábados, das 11:30 às 12:30, na Rádio MaisFM Educativa, 106,1MHz.
-
Americando7 dias atrás
AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos
-
Brasil7 dias atrás
Com 4 mil pessoas vivendo em moradias precárias, o Ceará registra 27 moradores em veículos, segundo o IBGE
-
Concursos7 dias atrás
Ceará divulga edital do concurso da Adagri
-
Ceará7 dias atrás
São disponibilizadas mais de 700 vagas de cursos superiores para o Sisu em 17 cidades, pelo IFCE
-
Brasil7 dias atrás
Segundo IBGE, Brasil tem 57 mil pessoas que vivem em tendas e barracas
-
Ceará4 dias atrás
Censo Penitenciário: Maioria dos presos no Ceará tem entre 26 e 29 Anos, são evangélicos, solteiros e heterossexuais
-
Empregos7 dias atrás
Crescimento interanual de 5,8% na renda média dos trabalhadores
-
Ciência7 dias atrás
Descoberta surpreendente no Cinturão de Kuiper, além da órbita de Netuno, que pode mudar a história do Sistema Solar