Em meio à comoção da comunidade católica da Diocese de Iguatu, foi sepultado na primeira gaveta debaixo do altar o corpo do bispo emérito, Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago. Desde da segunda-feira, 09/12, quando o primeiro bispo faleceu aos 94 anos, um ciclo de 22 celebrações litúrgicas, a cada duas horas, foi realizado.

A celebração da missa de exéquias, foi presidida pelo arcebispo de Aracaju-SE, Dom João Costa, concelebrada por cinco bispos e dezenas de padres.
Aperte o play e confira a entrevista com Dom João Costa


Atual bispo da Diocese de Iguatu, Dom Édson de Castro Homem, fez a homilia e lembrou da atuação de Dom Mauro Ramalho à frente da Diocese, da morte de todos e do acerto de contas com Deus.

O caixão ficou sobre um tapete, no chão, aos pés do altar durante a celebração da missa, conforme recomenda o rito religioso.

Natural de Russas Dom Mauro teve 38 anos de episcopado. Familiares de diversos lugares também deram o último adeus ao religioso.
Aperte o play e confira entrevista de Daniela Lima com a sobrinha de Dom Mauro

Dom Mauro, era o único brasileiro ainda vivo a participar como padre conciliar no Concilio Vaticano II. No dia 11 de outubro de 2012, no Vaticano, participou como convidado na missa de abertura do Ano da Fé. Integrou-se na procissão de entrada ao grupo de 14 padres, de 70, conciliares ainda vivos em 2012.

Padre Anastácio foi um dos participantes das celebrações de despedida de Dom Mauro

Seu amor pela música foi uma marca sua em vida, como comenta padre Roberto.

Fala do Padre Roberto na ocasião entrevistado por Daniela Lima

Políticos de Iguatu e região também se fizeram presentes. O prefeito local decretou feriado nesta quarta-feira, 11, em Iguatu.

O prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor comenta a morte do religioso

Na Catedral de São José o corpo de Dom Mauro foi sepultado ao lado de Dom José Doth falecido em 2017. Fiéis choraram durante a celebração e emocionados, aplaudiram fortemente, o momento da condução do caixão dentro da igreja até a parte detrás do altar, onde foi sepultado.


Confira o vídeo especial da MaisFM Educativa/TV Mais sobre a despedida de Dom Mauro em nossas redes sociais.

Reportagem por Thiedo Henrique e Daniela Lima