A Diocese de Iguatu lança ao meio-dia desta quarta-feira, 6, em rede de emissoras de rádio a Campanha da Fraternidade (CF) 2019, que neste ano tem como tema Fraternidade e Políticas Públicas e com o lema “Serás libertado pelo Direito e pela Justiça”.

O lançamento será feito pelos padres, João Batista Moreira, coordenador diocesano, e Lázaro Augusto, vigário geral da diocese de Iguatu.

A CF existe há cerca de 50 anos e reflete o esforço da Igreja Católica para promover a fraternidade como sinal concreto de conversão neste tempo quaresmal.

“Já realizamos vários encontros na diocese e também nas regiões chamadas zonais para estudar o texto base que norteia a reflexão e as ações a serem implementadas”, contou o padre, João Batista Moreira Gonçalves, coordenador diocesano de pastoral. “Várias iniciativas serão desencadeadas e a mais discutida e preparada tem sido a estratégia de seminários e oficinas que serão realizadas nas comunidades para a construção do Plano de Desenvolvimento Local Sustentável (PDLS): trata-se de uma tecnologia social já utilizada em algumas comunidades pela Cáritas e agora pretendemos ampliar o alcance”.

Reuniões

As comunidades se reunirão para reconhecer seus territórios, suas realidades e demandas mais fortes no campo das políticas públicas para se organizarem numa mobilização constante em prol de melhorias da qualidade de vida das famílias, principalmente das mais pobres e excluídas.

O padre João Batista adiantou ainda que uma vez realizadas estas oficinas serão dados passos concretos de fraternidade e compromisso com o Evangelho na medida em que se busca vida plena para todos, sempre defendendo os direitos dos pobres e sofridos, a partir da opção feita pelo próprio Senhor Jesus Cristo.

“A despeito das críticas e incompreensões, a Igreja Católica no Brasil persiste na sua missão profética e na evangelização com forte caráter transformador das estruturas injustas que assolam nosso povo”, finalizou o sacerdote.

Fonte: Diário Centro Sul