Brasil

Dois filmes cearenses estreiam no Festival de Gramado na disputa de prêmios

Published

on

O cenário está pronto para receber o 51º Festival de Cinema de Gramado, onde o tapete vermelho brilha para iluminar o audiovisual brasileiro. O estado do Ceará novamente se destaca nessa que é uma das mais prestigiadas celebrações do cinema nacional. Os filmes “Mais Pesado é o Céu” e “Memórias da Chuva”, dirigidos por Petrus Cariry e Wolney Oliveira, ganharão a atenção do público e dos jurados nesta segunda-feira (14) no Palácio dos Festivais.

Os cineastas cearenses estão competindo, respectivamente, nas categorias de “longas-metragens brasileiros” e “documentários”. Apesar de pertencerem a gêneros cinematográficos distintos, ficção e documentário, ambos mergulham nos confins do sertão do estado. Eles trazem à luz os dramas por trás do desaparecimento de Jaguaribara, cidade que agora repousa submersa nas águas da barragem do Açude Castanhão.

Em “Mais Pesado é o Céu”, Antônio (interpretado por Matheus Nachtergaele) e Teresa (Ana Luiza Rios) são ex-moradores da localidade. Se cruzam pelo mundo e, após acolher uma criança abandonada, embarcam em uma jornada repleta de desafios pelas estradas. Enquanto isso, “Memórias da Chuva” resgata depoimentos reais de pessoas que experienciaram esse acontecimento marcante.

Do Ceará, dois curtas-metragens também marcam presença nas montanhas da serra gaúcha. O evento abrange a VI Mostra de Filmes Universitários, na qual estão inseridos “Artemis”, dirigido por Maria Tamires e Victor Emanuel Borges (Unifor), e “Quinze Primaveras”, de autoria de Leão Neto (UFC).

EM ALTA

Sair da versão mobile