Brasil
Ele transformou um ônibus em barbearia itinerante para atender moradores em situação de rua em SP
Sábado é um dia muito esperado por Agostinho Pereira. Não por causa do descanso, mas por poder aproveitar o tempo livre para se dedicar ao Uber Barber Bus, projeto que criou para levar confiança e autoestima a moradores em situação de rua e jovens de comunidades carentes.

Ele e a mulher, Érica, já cortavam cabelo de forma voluntária, mas o veículo trazia limitações: era difícil transportar cadeiras, materiais e outros voluntários. No meio do ano passado, Agostinho decidiu trocar um carro por um ônibus. Pesquisou mais de cinquenta, até dar de cara com um modelo de viagem de 1977.
Ele idealizou a reforma necessária e a pagou do próprio bolso. Desde outubro, quando ficou pronto, o Uber Barber Bus, roda pelas zonas norte e leste de São Paulo cerca de três vezes por semana – aos sábados, atende em média 150 pessoas em São Miguel Paulista.
Agostinho, Érica e voluntários cortam os cabelos de homens. Quando há voluntárias, eles também oferecem cortes de cabelo e manicure para as mulheres. “Queremos levar satisfação pessoal, aumento de autoestima… mostrar para essas pessoas que elas não estão abandonadas”, diz.
Além dos moradores em situação de rua, crianças e adolescentes de comunidades carentes também são atendidos pelo casal e os voluntários. Agostinho também se dispõe a ensinar aos jovens o ofício de barbeiro, e pretende criar um curso profissionalizante – gratuito para quem não puder pagar – em breve.

O ônibus conta com três cadeiras fixas, além de algumas de plástico que são colocadas do lado de fora nos dias em que há mais movimento. Os planos de Agostinho incluem a instalação de lavatórios para as cabeças (ele faz uma esterilização antes dos cortes para evitar a propagação de doenças), além de um chuveiro, para oferecer banho.
“Também quero conseguir doações de brinquedos para as crianças e de roupas. Imagina a pessoa vir, tomar banho, coloca ruma roupa nova, cortar o cabelo, quem sabe até passar um perfume? Que diferença isso pode fazer para ela?”. Ele procura parcerias com empresas para aprimorar o serviço, melhorando o ônibus e os equipamentos de corte.
Se você puder ajudar de alguma forma, Agostinho pede que entre em contato através do site do Uber Barber Bus ou do e-mail [email protected].




Todas as fotos © Uber Barber Bus
Fonte: Hypeness
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

